Em vez dos tradicionais doces, a cesta de vime estava carregada de frutas. Afinal, diferentemente do seu intuito no conto de fadas homônimo, o objetivo da Chapeuzinho Vermelho era conscientizar acerca da importância de uma dieta equilibrada para a manutenção do bem-estar físico.
Interpretada pelas docentes responsáveis pelas turmas do Maternal I do Colégio Notre Dame, que utilizaram a ludicidade para ilustrar os benefícios do consumo de alimentos ricos em vitaminas, tendo em vista que a primeira infância representa um período crítico para a criação de hábitos alimentares que serão levados para a vida adulta, a personagem convidou as crianças a saborear os mais variados frutos.
Mais que o estímulo à ingestão de diferentes fontes nutricionais – aspecto que contribui com a boa digestão e saciedade, bem como com a redução de doenças crônicas e o reforço do sistema imunológico -, a proposta pedagógica voltada à construção de saberes acerca dos cuidados com o próprio corpo ainda estimulou a realização de atividades físicas, pois os educandos percorreram um circuito psicomotor, no qual desenvolveram habilidades como a motricidade fina e o reconhecimento das cores.
As crianças ainda receberam orientações acerca da correta escovação dental, compreendendo sua importância para a manutenção da saúde bucal. E, como os cuidados com o asseio pessoal também compõem o ritual que antecede o sono, experienciaram o bem-estar propiciado pelo relaxamento profundo, respirando calmamente e ouvindo canções de ninar.
Para tanto, acomodaram-se em um ambiente cuidadosamente decorado a fim de estimular tal sensação e foram incentivadas a expressar, também, o cuidado com o outro: um dos princípios que norteia o fazer pedagógico na Rede de Educação Notre Dame.
Por fim, uma animada festa do pijama marcou o encerramento da programação.