Esperança: verbalizado pela coordenadora educacional dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Célia Croda, o sentimento transcendeu a grandiosa alegria experimentada ao testemunhar os educandos tomando, novamente, os assentos disponibilizados nas salas de aula do Colégio Notre Dame. No entanto, tal emoção não estava restrita a ela. Crianças e adolescentes, bem como os seus respectivos responsáveis e educadores, também vivenciavam a otimista expectativa inspirada pela autorização, por parte do Governo Rio Grande do Sul, para que as atividades escolares presenciais fossem retomadas.
Explicitada, ainda, em olhares cintilantes e timbres animados, tal sensação preencheu os ambientes educacionais, à medida que eles voltaram a ser ocupados. Afinal, a partir da tarde de quarta-feira (28), os estudantes das diferentes etapas de ensino puderam retornar ao convívio com os colegas e docentes.
Seguindo rigorosamente o protocolo de segurança sanitária da instituição, cada um deles deve ter, assim como todos os que adentrarem as dependências escolares, a temperatura corporal aferida. Além disso, devem vestir adequadamente a máscara de proteção individual e higienizar as mãos e os calçados, antes de, guardando a devida distância dos demais, percorrerem os corredores do Colégio.
Foi dessa forma, aliás, que as crianças matriculadas na Pré-Escola II depararam-se com uma diversidade de cores ainda maior que aquelas que caracterizam o acesso às suas salas de aula. Afinal, marcando a abertura das atividades alusivas a uma nova etapa do projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: uma atitude necessária e sustentável”, as suas educadoras caracterizaram-se com adereços que remetem à narrativa de “O Chá das Maravilhas” – obra de autoria de Léia Cassol, que será explorada ao longo de todo este trimestre letivo.
Na tarde de quinta-feira (29), quando a instituição de ensino recebeu, além dos educandos que integram as turmas do Maternal, da Pré-escola, do 1º e do 2º Ano do Ensino Fundamental, parte dos estudantes do 3º e do 4º Ano, todas as atitudes capazes de evitar a proliferação do novo coronavírus foram reiteradas.
O mesmo aconteceu entre as crianças inscritas no Integral Notre Dame, precedendo a colheita de folhas do capim-cidreira que, feito chá, espantou o frio e preparou-as para as oficinas pedagógicas em que seriam envolvidas no turno inverso à escolaridade.
No dia seguinte, foram os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental que principiaram a sua volta aos espaços educacionais.
Já na segunda-feira (03), a retomada englobou parte dos adolescentes matriculados no Ensino Médio. Dessa forma, oportunizou-se que os agrupados na turma C da 1ª Série construíssem novos saberes sobre microscopia, por meio da observação e do manuseio dos microscópios disponíveis no Laboratório de Biologia do Colégio.
Ensino híbrido:
Com autorização familiar para que retornem às atividades escolares presenciais, os educandos compreendidos do 3º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio devem comparecer à instituição de ensino em semanas intercaladas, construindo aprendizagens de forma híbrida.
Os matriculados na Educação Infantil, bem como no 1º e no 2º Ano do Ensino Fundamental, porém, podem frequentar o educandário normalmente.
Aqueles cujos responsáveis preferem a manutenção do ensino remoto, por sua vez, têm assegurada a excelência que caracteriza a pedagogia Notre Dame, a fim de que prossigam construindo saberes essenciais à vida.