Protagonizado, prioritariamente, por estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental e da 1ª Série do Ensino Médio, o Lite-horário é divulgado por meio de plataforma digital
De uma inquietação, surgiu a ideia de viabilizar o projeto: assim, o docente de Língua Portuguesa, William Dahmer, define o sentimento que carrega desde o início da formação universitária e que encontrou, no Colégio Notre Dame, respaldo para construir um espaço de apresentação e discussão do texto literário. “É preciso ler mais, falar mais sobre livros e literatura”, justifica. Surgiu, então, o Lite-horário – iniciativa por meio da qual estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental e da 1ª Série do Ensino Médio, além de educadores convidados, compartilham sugestões de obras e sua própria experiência de leitura.
É com o propósito de colocar o livro como centro da discussão, como possibilitador e transformador de realidades, que o Lite-horário é publicado, nas quartas e sextas-feiras, no perfil da instituição de ensino no Instagram. Dessa forma, salienta o educador, além de engajar e motivar a comunidade educativa em prol do fomento à formação leitora, os estudantes, ao projetarem um interlocutor real no próprio texto, têm de articular diferentes recursos linguísticos para, na escrita, convencerem que o livro indicado possibilitou uma experiência válida e agradável. “Essa habilidade mobiliza, por exemplo, a coesão e a coerência, a progressão temática, os processos de referenciação e a intertextualidade”, reforça William.
A escolha das obras literárias cujas análises são publicadas parte dos próprios educandos, mas é sempre mediada pelo docente responsável, bem como pela coordenação pedagógica correspondente à sua etapa de ensino. Assim, eles tornam-se protagonistas de todo o processo: da leitura integral da obra, passando pela construção de experiências literárias e, por fim, o diálogo com outros leitores.
Os resultados alcançados pela iniciativa, como assegura Dahmer, são inspiradores. “Para aqueles que já tinham o texto literário no seu cotidiano, foi algo fantástico e engrandecedor! Para os que não conviviam com esse tipo de texto, funcionou como uma ponte e uma motivação para se aproximar da literatura, especialmente durante esse período de pandemia, no qual muitos educandos relataram o distanciamento de ambientes tradicionais de leitura, como a biblioteca e o espaço escolar”, finaliza.