Encontros virtuais possibilitaram que estudantes do Ensino Fundamental II analisassem as vivências que marcaram o período de distanciamento social
Voltados à valorização da vida e à compreensão dos cuidados inerentes à manutenção da saúde mental, encontros virtuais instigaram os educandos matriculados do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental à reflexão. Segundo a psicopedagoga escolar, Daniella Maciel, a iniciativa salientou a importância de desenvolver a inteligência emocional, sobretudo, diante dos desafios do momento atual. “Como instituição de ensino, nossa preocupação não é apenas com o aspecto pedagógico. Por isso, esse trabalho busca demonstrar que cada estudante é importante e que estamos sempre dispostos a ouvi-los”, completa.
Além da própria Daniella, a psicóloga Maristela Ribas emprestou a sua escuta às crianças e aos pré-adolescentes, que foram encorajados a compartilhar experiências e sentimentos que permearam o período de distanciamento social. Afinal, nessa faixa etária, a socialização é muito importante, de modo que o impacto do isolamento sobre as relações pode ocasionar angústia.
Para tanto, as mediadoras propuseram questões capazes de estimulá-los, por exemplo, a pensar o seu papel na construção da felicidade familiar e a identificar aquilo que, cotidianamente, lhes inspira otimismo. Além disso, convidaram-nos a expressar suas frustrações e expectativas em relação ao ano escolar, que, em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus, teve de ser adaptado ao ensino remoto.