Ao proporcionar um ambiente receptivo, a instituição de ensino possibilita que os estudantes construam vivências significativas, contribuindo, assim, para o fortalecimento de seus vínculos afetivos e para a construção de saberes. Por isso, o início do ano letivo é, igualmente, um período de adaptação e acolhimento – especialmente para os novos educandos.
Aqueles matriculados do 5º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, por exemplo, foram convidados a participar, em 19 de fevereiro, de um encontro, durante o qual conheceram a história do Colégio Notre Dame, bem como seus valores e princípios. Orientada pelas equipes de Psicopedagogia e Pastoral Escolar, a atividade oportunizou, ainda, que os estudantes compreendessem a importância de organizar sua rotina de estudos, otimizando o tempo dedicado à cada disciplina. Por fim, divididos em grupos, eles visitaram os diferentes espaços pedagógicos que integram a estrutura do educandário.
Passados dois dias, os novos educandos puderam, individualmente, compartilhar suas vivências e expectativas em relação à instituição de ensino com a psicopedagoga escolar, Daniella Macial. A partir disso, explica a profissional, foi possível perceber os colegas com os quais eles mais se identificaram. “Convidamos esses estudantes para que apadrinhem os recém-chegados e, assim, contribuam com seu processo de integração à turma”, prossegue.
A recepção afetuosa, aliás, foi uma surpresa para Mell Navarro. “Eu achei que iria ficar perdida, por ser uma escola nova, então fiquei um pouco nervosa. Mas, fui muito bem acolhida pelas colegas e isso ajudou muito”, comenta.