O programa “Tribos nas Trilhas da Cidadania”, criado em 2003, promove, entre os jovens, o voluntariado e os valores diretamente ligados a ele, como a cidadania, a responsabilidade, a solidariedade e o empreendedorismo. Atualmente, o projeto é desenvolvido em 8 regiões do Rio Grande do Sul, através de 414 tribos, instituídas em escolas de 80 municípios.
No programa de voluntariado, os jovens, comprometidos em transformar a realidade, planejam e executam uma ação de mobilização social. Para isso, eles se reúnem em grupos, escolhem uma Trilha (Meio Ambiente, Cultura ou Educação para a Paz) e atuam junto à comunidade local.
Sensibilizados com as malezas do cotidiano, os estudantes do Colégio Notre Dame também estão engajados no “Tribos nas Trilhas da Cidadania”. Na instituição, o programa é desenvolvido há 10 anos e as atividades de 2015 começaram a ser planejadas na sexta-feira (13), durante o primeiro encontro dos adolescentes dispostos a se voluntariar. Os estudantes, matriculados em turmas de 8ª Ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, se reuniram, sob a coordenação da educadora Geovana da Silva, para definir quais as trilhas que vão seguir em 2015.
Os “tribeiros” decidiram empenhar-se nas trilhas da Cultura e da Educação para a Paz. Para isso, vão optar por instituições que atendem a crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social, nas quais vão desenvolver, ao longo do ano, atividades artísticas, esportivas e culturais.
A coordenadora explica que, através das ações, os voluntários podem entrar em contato com realidades diferentes e isso altera, também, a sua. “Queremos que os jovens sejam protagonistas das mudanças, que entrem em contato com outras realidades e se coloquem a serviço dos outros, disseminando o amor e o bem”, destaca.
Essa experiência terá início já na próxima semana, quando os voluntários vão celebrar a Páscoa com crianças atendidas pele Projeto Transformação em Arte.