Ao passo que a luminosidade mudava de tom, era reforçado o convite para confraternizar e, assim, celebrar as experiências vivenciadas ao longo de 2019. Afinal, tendo o entardecer como pano de fundo, as crianças matriculadas no Ensino Fundamental I do Colégio Notre Dame recepcionaram os seus familiares para, acompanhados da bebida típica do Rio Grande do Sul, prestigiar apresentações artísticas que faziam menção aos conhecimentos construídos e aos valores cultivados.
Na segunda-feira (18), por exemplo, uma retrospectiva protagonizada pelos educandos do 4º Ano impelia os convidados a voltar o pensamento ao passado recente, reconhecendo também as aprendizagens experimentadas e as habilidades lapidadas por eles mesmos. Para isso, os estudantes reproduziram, por meio de canções, coreografias e encenações, algumas das temáticas estudadas, além de demonstrar os talentos artísticos e esportivos lapidados.
Aqueles que compõem as turmas do 3º Ano, por sua vez, arrancaram aplausos dos espectadores ao, na terça-feira (19), declamar versos que enalteciam o amor e a compaixão. Além disso, inspiradas pelo espírito natalino e pelas reflexões que permeiam esta época do ano, despertaram sorrisos ao empunhar os registros com aqueles por quem nutrem afeto.
No dia seguinte, a Mateada ao Entardecer teve como protagonistas os educandos do 2º Ano, que enalteceram os valores cultivados ao longo do ano letivo. Por meio de passos cuidadosamente coreografados e versos carregados de ternura, eles ainda demonstraram o carinho nutrido por aqueles que os cuidam – a quem presentearam, ao término das apresentações, com pequenos vasos de flores.
Já na quinta-feira (21), foram as crianças matriculadas no 1º Ano do Ensino Fundamental que, destacando o verdadeiro sentido do Natal, exaltaram a generosidade, o respeito e a família. Para isso, encenaram o nascimento de Jesus Cristo e a parábola bíblica do Bom Pastor.
Por fim, o sonho de transformar o mundo em um lugar mais generoso e fraterno inspirou, na sexta-feira (22), as apresentações protagonizadas pelos educandos do 5º Ano. Para isso, eles somaram suas vozes, entoando a imortalizada letra de “Imagine” – composta por John Lennon, a fim de convidar seus familiares a unirem-se por uma cultura de paz. Ainda durante a programação, engrandeceram o valor do perdão – sentimento despertado pela leitura da parábola do Filho Pródigo.