Inspirada em obra de Cacá Veríssimo, XII edição do evento estimulou a elaboração de projetos voltados ao cuidado com o planeta
Logo cedo, a intensa movimentação de estudantes transparecia a dedicação e o cuidado destinados ao preparo dos estandes. Afinal, aproximava-se o momento em que os saberes construídos ao longo do ano letivo seriam compartilhados com a comunidade educativa.
Durante a XII Feira do Conhecimento Notre Dame, realizada entre de 22 a 25 de outubro, os educandos de todos os segmentos de ensino apresentaram aos visitantes os projetos pautados na temática da sustentabilidade. Inspirados na obra Planeta Terra: Um Tesouro em Nossas Mãos – de autoria de Cacá Veríssimo, eles decorrem de um intenso estímulo à prática da pesquisa científica.
Por isso, além de propiciar o desenvolvimento das habilidades de comunicação e de criatividade, o evento representa a culminância de um processo inventivo e investigativo que, adequado às diferentes faixas etárias, engloba as diversas áreas do conhecimento, a fim de propor uma reflexão acerca da necessária mudança de comportamento em relação ao meio ambiente, valorizando a adoção de hábitos saudáveis em prol da preservação do planeta.
Educação Infantil
Inspirados pelo tema “Cuidado comigo, com o outro e com o planeta”, os trabalhos realizados pelas crianças matriculadas na Educação Infantil envolveram desde a confecção de jogos e brinquedos a partir de materiais alternativos – como carrinhos e bilboquês – até a construção de saberes sobre as estações do ano, englobando, ainda, o incentivo ao plantio de mudas e sementes.
Para tanto, como destaca a coordenadora pedagógica, Márcia Scortegagna, o envolvimento das famílias foi fundamental. “Muitas atividades expostas na feira foram realizadas em casa, com o auxílio dos responsáveis”, comenta, esclarecendo que os projetos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano letivo foram aliados à temática norteadora da Feira. “É o caso da literatura infantil ‘A Margarida Friorenta’, que evidencia o cuidado com a flora e a fauna, e do ‘Brincando com Artes’, que possibilitou aos educandos expressar artisticamente o cuidado com o planeta”, complementa.
Ensino Fundamental I
Os educandos matriculados do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, desenvolveram projetos acerca da temática “Meio Ambiente Sustentável”. Por isso, reaproveitaram materiais para confeccionar jogos de tabuleiro e brinquedos, elaboraram produções artísticas para salientar os efeitos da poluição ambiental e propuseram alternativas para a preservação dos recursos naturais.
Já a Patrulha do Lixo, composta por crianças responsáveis por orientar e auxiliar as demais a adotar medidas sustentáveis, reforçou aos visitantes a importância de cuidar do planeta a partir de gestos simples, como separar o lixo corretamente, economizar água e apagar a luz ao sair do ambiente em que se está. Afinal, como ressalta a coordenadora pedagógica do nível de ensino, Daniela Dal’Maso, os educandos construíram seus trabalhos, visando promover a conscientização ambiental entre seus colegas e familiares.
Ensino Fundamental II
Norteados pela temática “Nosso foco é a sustentabilidade”, os projetos desenvolvidos pelos estudantes matriculados do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental convidaram a comunidade educativa a uma reflexão acerca dos hábitos de consumo – especialmente, aqueles considerados prejudiciais ao meio ambiente.
Dessa forma, a elaboração dos trabalhos oportunizou, segundo o seu coordenador pedagógico, Márcio Luís Marangon, a construção de novos saberes sobre reciclagem e reaproveitamento de materiais, alternativas sustentáveis para as futuras gerações e cuidado com a administração dos recursos existentes. “São projetos que possibilitam o uso da criatividade e potencializam a aprendizagem, reforçando a condição de interdisciplinaridade e de práxis educativa, que, cada vez mais, tornam-se características fundantes do Colégio Notre Dame”, ressalta.
Ensino Médio
Em consonância com o título da obra de Cacá Veríssimo, os adolescentes matriculados no Ensino Médio promoveram iniciativas sustentáveis. Com isso, aprofundaram saberes por meio de projetos envolvendo energias renováveis, poluição ambiental, consumo consciente e reciclagem.
Os estudos incluíram, por exemplo, sugestões para a construção de uma escola sustentável, pesquisa acerca dos benefícios das plantas no ambiente familiar ou profissional, análise dos impactos gerados por desastres ambientais e ações de empreendedorismo sustentável – propostas que, como explica a coordenadora pedagógica, Catiúcia Carniel Gomes, também foram apresentadas, por meio de uma carta argumentativa, a algum órgão responsável. Dessa forma, seus projetos visaram à interferência social, de modo que não ficassem restritos ao espaço escolar.
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