Legitimada como uma oportunidade de acesso ao mundo globalizado, a língua também é percebida como uma expressão da cultura de seus falantes e uma ferramenta para o exercício da cidadania. Desse modo, ao estudá-la, o indivíduo amplia suas possibilidades de interação em diversos contextos, transpondo barreiras linguísticas e incorporando novos saberes.
Visando propiciar experiências significativas de contato com a língua em uso, o Colégio Notre Dame, em consonância com as orientações preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), propõe o ensino de língua com ênfase no caráter formativo e em uma perspectiva de educação linguística consciente e crítica. Para tal, oportuniza, ao longo do ano letivo, oficinas nas quais os estudantes matriculados no Ensino Médio conhecem falantes nativos de outras línguas, como o Espanhol e o Inglês.
Alejandra Soberón Nakasima Cerda, natural de Saltillo, e Sheila Noemí Flores Pérez, de Aguascalientes, visitaram a instituição de ensino, ainda em abril, possibilitando que os adolescentes vivenciassem um momento de experimentação e de aplicação prática dos conhecimentos construídos em sala de aula. Afinal, durante a oficina “De viaje: guía práctico de Lengua Española” – coordenada pela docente de Língua Espanhola, Thaís Nicolini -, as convidadas conversaram com os estudantes da 3ª Série sobre aspectos culturais e sociais do seu país de origem, o México, além de compartilhar experiências e socializar expectativas relativas ao intercâmbio acadêmico realizado em Passo Fundo.
No mês seguinte, os intercambistas colombianos, Heyder Jonatan Chicaiza Rodríguez e Fayver Raúl Florez Rosero, socializaram com os educandos as principais características da sua terra natal, destacando, ainda, a obra do expoente literário e conterrâneo, Gabriel García Márquez – um dos autores mais importantes do século XX, com mais de 40 milhões de livros vendidos.
A prática da Língua Inglesa, por sua vez, inspirou o encontro entre o acadêmico de Odontologia natural de Cabo Verde, Elber Amado Almeida Lopes, e os estudantes da 2ª Série do Ensino Médio. Realizado em agosto, ele enalteceu a importância de aprender um novo idioma para tornar-se um cidadão global.
Tais oportunidades, como indica o docente de Língua Inglesa, Rodolfo Nery Batalha, fomentam o diálogo intercultural, além de possibilitar a troca linguística, oportunizando a aplicação dos saberes já construídos. “Esse é o momento em que o estudante passa a abraçar mais o mundo, e não apenas seu país, com olhos nos objetivos futuros, sejam eles profissionais ou pessoais”, conclui.