Criado em 1998, com o objetivo de ser uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agregou, desde 2009, uma nova função. Tornou-se, também, um processo seletivo para ingresso em instituições federais de Ensino Superior e para acesso a programas educacionais mantidos pelo Governo Federal, como o Sistema de Seleção Unificada (sistema informatizado pelo qual instituições públicas de Educação Superior oferecem vagas a participantes do Exame), o Programa Universidade para Todos (que promove acesso às universidades particulares brasileiras para educandos de baixa renda que tenham cursado o Ensino Médio exclusivamente em escola pública ou como bolsistas em escolar privada) e o Programa de Financiamento Estudantil.
Visando a uma melhor preparação para essa prova de tamanha importância, os estudantes concluintes do Ensino Médio da Rede de Educação Notre Dame realizaram, nos dias 19 e 26 de maio, o Simulado Enem Evolucional. Oportunizando a vivência das mesmas condições de aplicação e de prova do exame oficial, a simulação contemplou, em sua primeira etapa, questões das áreas do conhecimento de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação; já na segunda, os adolescentes responderam às provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.
Após a realização do Simulado, os educandos recebem um diagnóstico abrangente, que compreende orientações exclusivas e sugestão de trilha de estudos personalizada, a fim de que melhorem o seu desempenho. Além disso, por meio de resoluções em vídeo, eles têm acesso à explicação de cada questão da prova, otimizando o processo de aprendizagem. Como as notas do Simulado são geradas seguindo a mesma metodologia de cálculo do Exame Nacional, os estudantes, ainda, podem identificar os cursos e as Instituições de Ensino Superior (IES) em que poderiam ingressar, favorecendo, assim, a elaboração de um plano de estudos adequado ao seu objetivo. Com isso, de acordo com a Supervisora de Ensino da Rede de Educação Notre Dame, Claudia Toldo, a intenção é oportunizar aos estudantes um momento em que eles possam ter uma noção real de como anda sua preparação para enfrentar uma Prova de Enem. “É importante, ainda, que saibam o que precisam estudar mais, que exercícios ainda devem resolver, como qualificar mais seus estudos, como procurar um resultado diferenciado”, destaca.
A simulação, contudo, não é uma novidade para a Rede de Educação Notre Dame. Realizada há 13 anos, foi a partir de 2018 que as provas passaram a ser elaboradas pela Evolucional – uma empresa voltada exclusivamente à criação e à aplicação de simulados presenciais, pedagogicamente alinhados à matriz do ENEM. Por isso, além da apresentação dos conteúdos, as avaliações também passaram a ser aplicadas exatamente como no Enem, aos domingos. Dessa forma, conforme avalia o estudante do Colégio Notre Dame de Passo Fundo, Pedro Simon, oportuniza-se uma preparação mais efetiva. “Aprendemos a interpretar melhor as questões e a gerenciar o tempo de prova”, pontua, enfatizando que, como o principal desafio do Exame é o aspecto psicológico, o preparo é fundamental.
Para tanto, também é preciso organizar os estudos com antecedência, evitando a sobrecarga de conteúdos e realizando, nos dias que antecedem o Simulado, apenas a revisão dos principais aspectos de cada área do conhecimento. Por isso, como descreve a coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Catiúcia Carniel Gomes, é disponibilizada uma grade de conteúdos e incentiva-se, desde o início do ano letivo, que os adolescentes solucionem os simulados disponibilizados on-line pela editora o Moderna – cujo material didático é adotado pelo educandário. “Assim, eles já se habituam ao tipo de questão apresentada no Enem”, afirma, reforçando que a experiência é necessária para que percebam a leitura e a compreensão como habilidades prioritárias na realização da prova.
Além disso, são apresentados a diferentes técnicas de resolução da avaliação, como destaca a estudante Ana Carolina Pichetti. “É um desafio gerenciar o tempo e, para otimizá-lo. Por isso, opto por iniciar a prova lendo o tema da redação e só depois começo a responder as questões da área de Linguagens, pois acredito que, a partir dessas compreensões, posso encontrar inspiração para construir o texto”, explica. Ainda no que diz respeito à prova de Redação, a educanda Gabriela Grisolia valoriza as orientações, transmitidas em aula, sobre os componentes estruturais do texto dissertativo-argumentativo, o que, juntamente com os exercícios de elaboração do mesmo, colabora para o desenvolvimento da proposta, durante a avaliação. “Não nos preparamos para temas específicos, mas para escrevê-la de forma adequada, levando em conta as suas características essenciais”, conclui.
Novo Simulado Enem Evolucional será aplicado no segundo semestre
Correspondendo a 50% do desempenho nas Avaliações Multidisciplinares do trimestre, um segundo Simulado preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio será realizado, ainda neste ano letivo. As provas serão aplicadas em 22 e 29 de setembro.
O Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá em 03 e 10 de novembro.