Aos dois anos de idade – que devem estar completos até 31 de março do ano vigente -, as crianças matriculadas no Junior da Educação Infantil do Colégio Notre Dame vivenciam um período definido, a partir do referencial teórico que subsidia o Projeto Pedagógico para este nível de ensino, como sensório-motor. Nele, o principal propósito é estimular as vivências e a exploração do mundo através dos sentidos, o que contempla a proposta dos Campos de Experiência, indicada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Por isso, amparada pelo conteúdo temático “Eu e meu corpo”, uma trilha sensorial reuniu, na última semana, os educandos do segmento, que, com os pés descalços, experimentaram a sensação de tocar diferentes texturas, caminhado por recipientes que armazenavam materiais diversos, como algodão, folhas, bolinhas de gel e água.
A atividade, de acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Márcia Scortegagna, atendeu ao objetivo de desmitificar a ideia de que o tato só é desenvolvido a partir das mãos. “Essas experiências permitem que possam usar os pezinhos, o corpo, a pele como um todo”, comenta, esclarecendo que, no momento em que estão deixando de ser bebês para tornarem-se crianças pequenas, o sentir, o experimentar e as novas vivências são fundamentais para que descubram o mundo ao seu entorno.
Além da atividade lúdica, outras tantas ações pedagógicas sobre a temática também são realizadas. Uma delas, por exemplo, promove o contato com a literatura infantil, como menciona Márcia. “Através da Coleção 5 Sentidos, da renomada autora Ruth Rocha, a exploração de mundo é integrada à ideia de letramento”, explica, relatando que músicas, atividades gráficas ou plásticas e brincadeiras também são meios adotados para o desenvolvimento sensório-motor das crianças. Afinal, conclui a coordenadora, há outras formas de explorar o mundo, além do olhar.