A fim de favorecer a adaptação dos novos estudantes, o Colégio Notre Dame promove dinâmicas de integração
Com o propósito de acolher e ambientar os novos educandos, a Equipe de Gestão Escolar e Pedagógica do Colégio Notre Dame oportunizou momentos de acolhida aos estudantes matriculados do 5º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio. Durante eles, as crianças e os adolescentes puderam conhecer a história da Congregação das Irmãs de Notre Dame e da sua mãe espiritual, Santa Júlia Billiart, além de compartilhar vivências e expectativas para o ano letivo.
Conduzidos pela agente de Pastoral Escolar, Irmã Ismara Libardi, e pela psicopedagoga, Daniella Maciel, os encontros, realizados entre terça (26) e quinta-feira (28), também proporcionaram aos educandos orientações sobre a condução dos estudos, visando à otimização da aprendizagem e ao melhor aproveitamento dos conteúdos.
Para os estudantes matriculados do 5º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, a recepção incluiu, também, uma dinâmica de socialização. Durante ela, os participantes deveriam escolher uma imagem com a qual se identificassem, para, então, apresentarem-se aos demais. Os jovens que integram as turmas do Ensino Médio, por sua vez, foram sensibilizados com relação à importância do planejamento para os estudos, além de serem convidados a refletir acerca da missão e dos valores que norteiam o trabalho da Rede de Educação Notre Dame.
Apadrinhamento
Outra ação que atende ao propósito de ambientar os novos matriculados é o apadrinhamento. Nela, educandos que já estudavam na instituição assumem a importante tarefa de auxiliar os novatos no processo de socialização e de adaptação escolar. Afinal, como esclarece a psicopedagoga, as sensações de acolhimento e de receptividade são fundamentais para que o estudante recém-chegado à instituição se sinta mais seguro e mais confiante para enfrentar essa mudança em sua vida. “Muitos vêm de outras cidades, às vezes começam a morar sozinhos, por isso é importante ter esse colega de referência. Os padrinhos são orientados a ajudar durante todo o ano letivo, tanto nas questões educacionais quanto na socialização”, explica Daniella, destacando que a proposta, desenvolvida há alguns anos, resulta, ainda, no crescimento da empatia entre os membros da comunidade educativa. “A cada ano que passa, percebemos que os nossos estudantes são mais acolhedores”, conclui.