Eles vivenciaram um dia a mais de expectativa pelo início do ano letivo – afinal, na quarta-feira (13), foram os educandos matriculados a partir do 4º Ano do Ensino Fundamental que retomaram a rotina escolar. Mas, no dia seguinte, ainda mais motivadas pela dose extra do sentimento, as crianças que compõem as turmas dos três primeiros segmentos do Ensino Básico, finalmente, vestiram o uniforme em tons de azul e branco e conduziram as mochilas multicoloridas até o Colégio Notre Dame, onde, entre olhares atentos e sorrisos acolhedores, assistiriam à primeira aula do ano letivo de 2019.
A lição, contudo, não estava descrita nos livros didáticos ou na lousa, pois tratava-se de emprestar os sentidos àqueles que vão acompanhá-las e conduzi-las numa nova jornada de construção de saberes.
Afinal, ora com timidez, ora com desinibição, mas sempre em meio a atividades lúdicas, eles apresentaram-se aos demais, revelando, além do seu nome, suas preferências e particularidades. Tais dinâmicas, desenvolvidas a partir do tema adotado pela Rede de Educação Notre Dame como mote da sua campanha institucional – #euamo, possibilitaram, de acordo com a psicopedagoga escolar, Daniella Maciel, que se fomentasse o relacionamento interpessoal. “Eu só amo aquilo que eu conheço”, conclui a profissional.