No domingo (21), comemorou-se o Dia Internacional da Música. A data, que foi instituída a partir de uma manisfestação musical, realizada na França, em 1982, hoje é comemorada em 110 países. Porém, desde a antiguidade, a música marca a história do homem, pois está presente em diversas situações: ela embala rituais religiosos e festivos, acompanha a literatura, em trovas e poemas e, atualmente, também serve como instrumento para terapias psicológicas e como objeto de estudo de pesquisadores.
Foi para celebrar essa íntima relação, que, durante toda a semana que antecedeu o Dia Internacional da Música, uma série de atividades foi realizada, no Colégio Notre Dame. Nela, os estudantes que compõem o coral da instituição de ensino e os que exercitam seus talentos e técnicas na Escola de Música Notre Dame foram envolvidos em apresentações para a comunidade educativa, na segunda e na terça-feira (15 e 16), no início do turno vespertino.
Além disso, a programação, que teve como tema os estilos musicais brasileiros, permitiu que os estudantes de Ensino Fundamental conhecessem os diversos ritmos da cultura nacional. Divididos por segmento, eles pesquisaram sobre a origem das cantigas de roda, das canções populares infantis, da Bossa Nova, da Jovem Guarda, do Samba e de outros ritmos, além de estudarem artistas importantes da MPB, como Vinícius de Morais e Tom Jobim. A pesquisa deu origem a diversos trabalhos, que seguem expostos na Sala de Música da instituição de ensino.
Conforme a educadora responsável pela disciplina na qual os estudos foram desenvolvidos, Clênia Varella, além do resgate dos ritmos nacionais, as atividades oportunizaram que os estudantes que desenvolvem sua técnica na Escola de Música apresentassem-nas aos colegas das classes escolares. “Eles puderam mostrar tudo o que estão aprendendo. Isso, além de estimulá-los enquanto artistas, desenvolve a capacidade de ouvir, a noção de ritmo, e a capacidade de socialização”, destaca.
A programação da semana da música se estendeu até o sábado (20), com a realização do Festival de Talentos Notre Dame, apresentado também na sexta. O evento envolveu cerca de 80 estudantes do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Escola de Música Notre Dame. Ao todo, 40 atrações, fossem elas de canto, música instrumental ou dança, foram apresentadas nas duas noites do evento.