Por meio de aplicativo de realidade aumentada, o Colégio se transformou em um “museu virtual”
9 de junho de 2015 Notícias, Portal

Com smartphones ou tablets em mãos, a comunidade educativa pode assistir às pesquisas históricas, desenvolvidas por estudantes, sobre os 92 anos da instituição de ensino

Qual seria a sua reação se os ambientes inanimados pelos quais você passa cotidianamente, em alguns toques sobre a tela do seu tablet ou smartphone, tornassem-se cenários onde as suas próprias histórias fossem narradas? A resposta para esse questionamento, que talvez até seja um tanto quanto inimaginável, poderá ser obtida por aqueles que frequentam o Colégio Notre Dame. Isso porque, por meio de um aplicativo de realidade aumentada, que fez dos corredores escolares um “museu virtual”, essa experiência pode ser vivenciada.

Aplicativo-de-realidade-aumentada-transforma-o-Colégio-em-museu-virtual_2Em comemoração ao 92º aniversário da instituição de ensino, uma atividade multidisciplinar -que envolve História, Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola, Filosofia, Educação Física e Artes -, proposta aos estudantes de 6º Ano do Ensino Fundamental, incentivou-os a pesquisar os aspectos variados da história do Colégio que, agora, podem ser acessados pelo Aurasma. Primeiramente, lideradas pelo educador da disciplina de História, Lucas Alves, as turmas fizeram uma visita aos diferentes ambientes escolares, a fim de identificar quais deles remetiam ao passado da instituição. Em uma segunda etapa, os estudantes, divididos em grupos, deviam aplicar o conhecimento obtido sobre fontes históricas – um dos conteúdos programáticos do segmento em que estão matriculados – para desenvolver uma pesquisa acerca de temas relacionados a essas mais de nove décadas de ensino e aos espaços que escolheram como referência.

Entrevistas com Irmãs da Congregação de Nossa Senhora – mantenedora da Rede de Educação Notre Dame -, com educadores e ex-alunos, além de buscas bibliográficas, foram algumas das fontes de informação escolhidas pelos educandos para construir o conhecimento histórico sobre o Colégio Notre Dame. Lucas valoriza o comprometimento dos estudantes em desenvolver o trabalho de forma autônoma, uma vez que os docentes, apenas orientaram e supervisionaram-no. “Os estudantes foram, realmente, autores da pesquisa. Aquilo que está disponível para acesso são as descobertas feitas por eles, com autonomia e empenho em coletar, organizar e relatar os dados”, comenta.

Dessa forma, a pesquisa permitiu que os estudantes compreendessem aspectos da vida religiosa, da imigração das irmãs e suas dificuldades linguísticas, do uso das artes como forma de comunicação e de registro histórico, da evolução da educação e das normas das instituições de ensino, a participação dos educandários nas atividades sociais e esportivas locais e, até, o desenvolvimento urbano na região central de Passo Fundo. Além disso, essa atividade foi a primeira interação escolar desses estudantes com o aplicativo de realidade aumentada – uma nova e conectada forma de compartilhar o conhecimento com os demais educandos e seus familiares, educadores e colaboradores do Colégio Notre Dame.

Aplicativo de realidade aumentada transforma o Colégio em museu virtualO conteúdo das pesquisas, apresentado em vídeo pelos seus autores, poderá ser acessado nos espaços de referência, sinalizados com cartazes que, além de identificá-los por toda a extensão dos mais de 8mil m² de área construída da instituição de ensino, ainda orientam os interessados a vivenciar essa experiência de realidade aumentada sobre como proceder.

A expectativa por testemunhar as suas reações não é escondida pela estudante Ana Carolina Maldaner Graeff. O que ela também não omite foi a alegria em ser surpreendida com tal desafio. “Foi um trabalho diferente, nunca fizemos algo assim”, exclama.

Aurasma:

Desenvolvida pela empresa Autonomy, a tecnologia permite que uma imagem estática ganhe movimento com a utilização de um tablet ou smartphone sobre ela, pois o aplicativo é capaz de reconhecer objetos ou espaços de referência e os substitui por vídeos. Desse modo, ele traz para o ambiente real objetos virtuais e animados.

Assista à matéria produzida pela TV Pampa sobre a atividade multidisciplinar:
Programa Jornal da Pampa exibido dia 29 de Junho de 2015.

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo