Projeto busca auxiliar estudantes em sua escolha profissional
Um novo ciclo de palestras do projeto “Desafio das Escolhas” foi realizado no Colégio Notre Dame, na noite de quarta-feira (27). Nele, foi proporcionado aos estudantes de Ensino Médio um encontro com profissionais das áreas de Tecnologia da Informação, Psicologia e Arquitetura e Urbanismo, a fim de que eles pudessem conhecer as possíveis carreiras, as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, a rotina e os desafios da profissão, além das habilidades e aptidões esperadas do profissional.
Com cerca de quarenta minutos de duração, em cada oficina, os convidados se reuniram com estudantes que já apresentam interesse pela carreira. Os profissionais da área de Tecnologia de Informação, Erico Rojahn, Jeferson Maia e Anderson Falkowski, destacaram o vasto campo de trabalho, especialmente nos grandes centros. Para eles, o principal desafio para quem pretende ingressar na área é a necessidade de constante aperfeiçoamento, tendo em vista a rapidez com que surgem novas tecnologias e equipamentos.
A psicóloga Tatiana Gassen destacou as principais diferenças entre estudar o cérebro – trabalho que é desenvolvido por neurologistas -, e estudar o sistema mental humano – função do psicólogo. Para ela, os estudantes que desejam ingressar nessa carreira precisam desenvolver constantemente o gosto pela leitura e ter consciência de que a sua principal ferramenta de trabalho será a palavra.
Já, o arquiteto Carlos Leonardo Szilagyi apresentou aos estudantes as especificidades da profissão e as oportunidades do mercado de trabalho. Conforme ele, a área requer dos ingressantes criatividade e pró-atividade para projetar espaços externos e internos.
Apesar da formação e das experiências profissionais distintas, os convidados aconselharam que a tomada de decisão seja feita considerando-se os gostos pessoais de cada educando. Assim, com paixão, segundo eles, o cotidiano profissional se torna prazeroso e dotado de significado pessoal.
Outros ciclos de conversas com profissionais serão promovidos pela instituição, ainda em 2015. A escolha pelos convidados se dá a partir de levantamento prévio, realizado pela psicopedagogia escolar, sobre as carreiras que mais interessam os educandos do Ensino Médio.