Os educandos Ana Cláudia Belcamino, André Santana, Eduardo Bedin, Fábio Siqueira e Pedro Renner, matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame, participaram, no sábado (01), da 2ª fase da Olimpíada de Robótica Educativa Livre – disputa que objetiva aproximar estudantes da disciplina, desmistificando a ideia de que ela é complexa e inacessível.
Nesta etapa da competição promovida pelo Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (UPF), as 10 equipes inscritas foram desafiadas a construir o protótipo de um prédio inteligente, no qual deveriam utilizar algum tipo de automação controlada por software. Por isso, os representantes do Colégio Notre Dame reproduziram o Taj Mahal – mausoléu situado na Índia e classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade – e utilizaram um programa de computador para abrir suas portas e acionar um sistema de iluminação coordenado por trilha sonora.
A terceira etapa da Olimpíada será realizada em 02 de setembro. Nela, os estudantes terão de simular o resgate de objetos de um acidente nuclear. Para isso, precisarão programar um carrinho capaz de carregar pequenos objetos sem perder velocidade, já que vence quem conseguir cumprir a tarefa no menor tempo.