Conjugados, dois dos Princípios que norteiam o fazer pedagógico da Rede de Educação Notre Dame – “vivência de relações afetivas e solidárias” e “cuidado com a vida do planeta, do outro e de si “ – resumem o objetivo da atividade desenvolvida no 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame, inspirada em “Extraordinário”.
A obra, escrita por R.J. Palacio, narra a história August, um menino com síndrome genética causadora de severa deformidade facial que, depois de muitos anos de tratamento médico, começou a frequentar a escola e, então, precisou convencer seus colegas de que, apesar de aparência incomum, ele é como os outros.
A tocante narrativa motivou, ao longo das últimas semanas, momentos lúdicos de reflexão acerca do respeito às diferenças. Em um deles, reunidos na Biblioteca Geral da instituição de ensino, os estudantes participaram de dinâmicas que os desafiavam a experimentar as circunstâncias vividas por portadores de deficiência física. Organizadas pela assistente de Biblioteca, Carolina Ávila, eles propunham, por exemplo, que os educandos reproduzissem um desenho com os olhos vendados ou com os braços presos.
Além disso, em sala de aula, eles produziram representações da obra lida. As produções artísticas dos estudantes que compõem as quatro turmas do segmento foram, entre segunda (05) e terça-feira (06), expostas à comunidade educativa, por meio de um varal literário – fixado na Área de Coberta da instituição de ensino. Assim, além de reforçar a compreensão leitora, a atividade promoveu a valorização da empatia e do respeito às diferenças, entre seus autores e os demais educandos.