Prevenir o uso de substâncias psicoativas e orientar sobre a sexualidade, mesclando textos informativos com músicas nacionais: esse é o objetivo do projeto “Sexo, Drogas e Rock and Roll”. O espetáculo, coordenado pelo psiquiatra Cláudio Wagner e premiado pelo Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), foi apresentado, na segunda-feira (15), aos estudantes matriculados entre o 8º Ano do Ensino Fundamental e a 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame.
Nele, canções de artistas brasileiros, como Barão Vermelho, Rita Lee, Gabriel O Pensador, Cazuza e Charlie Brown Júnior foram escolhidas para abordar, de maneira atrativa, tais assuntos. Por isso, duas músicas e um texto – no qual, com linguagem informal, eram apresentados dados técnicos capazes de estimular a plateia a refletir – tratavam de cada um dos temas: cigarro, álcool, maconha, crack, cocaína e, por fim, a sexualidade humana.
Desse modo, afirma o médico idealizador do show, ao mesmo tempo em que ouvem música de qualidade, os adolescentes são informados, à luz da ciência, sobre os malefícios do consumo dessas substâncias e sobre a importância do sexo seguro.