Projeto desenvolvido no Ensino Médio do Colégio Notre Dame busca auxiliar os adolescentes no processo de escolha profissional
Novas palestras, promovidas pelo projeto “Desafio das Escolhas”, foram assistidas pelos estudantes matriculados no Ensino Médio do Colégio Notre Dame, nos dias 20 e 27 de junho. Nelas, os educandos conheceram mais sobre as possibilidades de atuação de um graduado em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil ou Medicina, a fim de que eles pudessem conhecer as possíveis carreiras, as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, a rotina e os desafios da profissão, além das habilidades e aptidões esperadas do profissional.
Camila Ricci, convidada para falar aos estudantes sobre a carreira como arquiteta, afirmou que é preciso estar ciente de que, para obter reconhecimento, é necessário estar atualizado e disposto desafiar-se e a buscar novas oportunidades, a cada dia. É isso que diferencia os profissionais. Tal opinião é compartilhada pelo Engenheiro Civil Luiz Laval. Ainda, para ele, os estudantes devem optar por uma área do conhecimento com a qual tenham afinidade e pela qual sintam gosto em estudar, pois para ser um profissional de destaque, o aperfeiçoamento deve ser contínuo, mesmo após a graduação. A necessidade de estudos intensos e ininterruptos também foi ressaltada pelo médico Júlio César Stobbe. Ele ainda destacou que se dedicar à Medicina demanda humanismo e objetivos altruístas. Afinal, muito mais que uma profissão, exercê-la é uma vocação, na qual a satisfação em poder auxiliar o outro é maior que a proporcionada pelo retorno financeiro.
Outros ciclos de conversas com profissionais serão realizados a partir de agosto. A escolha pelos convidados é tomada pela equipe de Psicopedagogia e Psicologia Organizacional da instituição de ensino, a partir de levantamento prévio sobre as carreiras que mais interessam os educandos.
“Desafio das Escolhas”
O projeto “Desafio das Escolhas” objetiva auxiliar os educandos a tomar decisões conscientes, baseadas em informações claras e em seu perfil psicológico. Por isso, além dos ciclos, são aplicados testes vocacionais que analisam os interesses e aptidões dos estudantes. Visitas a instituições de Ensino Superior e participação em eventos voltados ao seu ingresso são outras das atividades organizadas pelo projeto.