Por meio da leitura, estudantes desenvolvem a autonomia para a tomada de decisões
23 de maio de 2016 Notícias, Portal

Abrir um livro é empreender uma jornada de descobertas e fantasias, conhecimento e imaginação. A fim de estimular essas viagens, a Rede de Educação Notre Dame desenvolve há quatro anos o Projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”, que consiste na leitura e na socialização periódica de obras literárias, adequadas à faixa etária dos participantes, entre estudantes e seus responsáveis e educadores e colaboradores das suas instituições de ensino.

Notre-Dame (22)No Colégio Notre Dame, por exemplo, até os estudantes matriculados no Nível I da Educação Infantil participam do Projeto de Leitura. Mesmo que ainda nem conheçam as letras, eles já têm contato com os livros, através da contação de histórias e de outras atividades lúdicas. Uma delas foi realizada na terça-feira (17) quando, reunidos no espaço multiuso da instituição de ensino, eles foram apresentados ao livro “Bibi vai para a escola”, de Alejandro Rosas.

A obra conta a história de uma menina que não quer ir para a escola porque acha que não vai gostar de nada por lá. Porém, no primeiro dia de aula, ela conhece outras crianças e participa de diversas brincadeiras, o que a faz mudar de ideia e querer ir para a escola todos os dias. Por ser semelhante à inserção no universo escolar que vivenciam, a narrativa despertou o interesse dos pequenos educandos, que assistiram, atentos, a representação teatral de trechos da obra. Durante a encenação protagonizada Notre-Dame (54)pelas educadoras responsáveis pelo segmento, as crianças ainda puderam interagir com os personagens, na atividade que foi organizada para marcar a distribuição aos estudantes dos seus exemplares da obra que deve contextualizar o estudo de conteúdos programáticos do segmento, até o final desse semestre letivo.

Conforme a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Márcia Scortegagna, o livro escolhido vem ao encontro do objetivo geral dessa etapa da vida escolar, que prioriza o desenvolvimento da autonomia. “Através da leitura, trabalharemos sentimentos que eles vivenciam no seu dia a dia e também as decisões que fazem parte da vida de uma criança de três anos, como querer ir para a escola, compartilhar suas coisas com os colegas e se alimentar de forma equilibrada, entre outras”, destaca.

Acesse a galeria de fotos:

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo