Enquanto o corpo repousava sobre a cadeira, os joelhos alcançavam a altura do tronco, afinal, as peças do mobiliário escolar, cotidianamente ocupadas pelas crianças com idade entre dois e cinco anos, eram pequenas para acomodar adultos, como fizeram entre segunda (09) e quinta-feira (12). Nesses dias, durante alguns minutos, ao final da tarde, foram aqueles que representam o papel materno, na vida dos estudantes matriculados nos quatro segmentos da Educação Infantil do Colégio Notre Dame, que assumiram a postura de aprendizes. Isso porque, em comemoração do Dia das Mães, celebrado no domingo (08), eles foram convidados a experimentar as vivências escolares por meio das quais, diariamente, os educandos constroem saberes e desenvolvem-se como seres sociais.
Antes de visitar as salas de aula onde ocupariam as cadeiras para prestigiar as apresentações artísticas nas quais, os gestos e o canto denotavam o amor e a gratidão das crianças, convidando os homenageados a acompanhá-las durante o desenvolvimento de algumas atividades pedagógicas, eles reuniram-se na capela da instituição de ensino. Ali, receberam bênçãos da diretora escolar, Irmã Ivanes Filippin, e fizeram preces pela persistência para desempenhar a função de conduzir os filhos nos caminhos da verdade, da justiça e da paz.
Já com as crianças entre os braços, fosse nas próprias salas de aula, em laboratórios e bibliotecas, ou nos espaços dedicados ao convívio e à prática musical, as figuras maternas assistiram a contações de histórias, pintaram com pincéis virtuais, exercitaram o ritmo, voltaram à infância, recordaram o primeiro contato com a maternidade, saborearam um lanche saudável e cultuaram o tradicionalismo, por meio das variadas oficinas que integraram a programação festiva, priorizando o convívio e a cumplicidade.