Sempre que se acerca de 07 de junho, a comunidade educativa do Colégio Notre Dame experimenta o particular entusiasmo inerente aos festejos. Na data, afinal, celebra-se o aniversário daquela que é a mais longeva instituição entre as que integram a Rede Notre Dame.
Desde as primeiras horas desta sexta-feira, portanto, a alegria era especialmente perceptível nos ambientes de aprendizagem e convívio que, dia após dia, servem à formação integral de, aproximadamente, 1800 crianças e adolescentes. No pátio do educandário, por exemplo, estudantes e educadores externavam-na por meio do vigor das suas vozes e das palmas, enquanto entoavam o hino que identifica as escolas Notre Dame.
Acolhidos no espaço ao ar livre pela diretora, Irmã Elci Favaretto, eles também foram convidados a render graças pela história principiada em 1923, quando dez missionárias de nacionalidade alemã rumaram para o norte gaúcho, imbuídas do propósito de viabilizar o acesso a uma educação fundamentada nos princípios da bondade e da firmeza, bem como o de proclamar o amor providente de Deus. Além disso, foram encorajados a renovar a esperançar no porvir. “Hoje é dia de celebrar o passado e construir o futuro com muita alegria”, enfatizou a religiosa.
Ainda em referência às origens escolares, educandos, docentes e funcionários foram presenteados com sonhos. Os bolinhos açucarados, há muito adotados pelo Colégio como um símbolo do passar dos anos, fazem alusão ao anseio que impulsionou as precursoras da obra Notre Dame no Brasil.