Encontro regional dos estudantes Notre Dame que integram os grupos de Pastoral Escolar aconteceu no distrito de São Miguel, em Passo Fundo
Dias reflexão, integração e aprendizado: assim podem ser definidos os vivenciados por cerca de 60 estudantes gaúchos que fazem parte da Juventude Notre Dame, uma atividade extracurricular, desenvolvida nas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame, que propõe aos seus estudantes a experiência da fé e da espiritualidade cristã. Isso porque, na sexta e no sábado (24 e 25) eles participaram do Encontro Regional da Juventude Notre Dame, em preparação para o evento nacional, que será realizado em 2016.
Reunidos no Sítio São Miguel, espaço mantido pelas instituições de ensino gaúchas que integram a Rede, no distrito passofundense que leva o mesmo nome, os adolescentes dos Colégios Notre Dame e Notre Dame Aparecida (Carazinho) e da Escola Notre Dame Menino Jesus, participaram de palestras sobre liderança e a importância do cuidado com os outros, dinâmicas de grupo e momentos de integração e descontração.
Conforme a agente de Pastoral do Colégio Notre Dame, Geovana da Silva, o encontro objetivou integrar os estudantes das três escolas, identificando-os como um único grupo, sob a identidade Notre Dame, além de incentivá-los a ter papel de liderança positiva na sociedade. “Buscamos motivar esses jovens, para que, dentro de cada instituição de ensino e nos seus demais ambientes de convívio, eles possam desenvolver ações solidárias”, destaca.
No encontro, o grupo formado por estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental até 3ª série do Ensino Médio também participou de momentos de oração, como a celebração da luz. No vasto gramado do sítio, na noite de sexta (24), os estudantes, em procissão luminosa, rezaram e agradeceram por suas famílias e amigos. Após o momento de oração, puderam conhecer melhor uns aos outras e interagir festivamente, em um lual, no qual os jovens acenderam uma fogueira e demonstraram seus talentos musicais.
Além da vivência da fé, a preparação para o “Encontrão” – como é conhecido entre os jovens Notre Dame o evento realizado a cada cinco anos – foi, para os estudantes, uma oportunidade de conhecer uns aos outros, de conviver e estabelecer novos laços, além de divertir-se.