Colégio Notre Dame e Escola Notre Dame Menino Jesus promoveram a prática de atividades físicas, no Dia do Desafio
A prática de atividades físicas regulares é, comprovadamente, uma aliada da saúde. Afinal, um grande número de estudos científicos aponta os exercícios como responsáveis por diminuir a incidência de doenças crônicas, da obesidade e até do câncer. Tais benefícios, contudo, são obtidos mesmo que a atividade física praticada não seja intensa ou tenha curta duração. Uma pesquisa, divulgada recentemente pela Universidade de Harvard (EUA), demonstrou que qualquer movimento é bom e faz bem.
E foi, justamente, o movimento que foi vivenciado, nessa quarta-feira (27). No Dia do Desafio, ações comunitárias propõem a interrupção das atividades diárias para que, por 15 minutos, sejam praticados exercícios. Realizada anualmente na última quarta-feira do mês de maio, a iniciativa, criado em 1983, no Canadá, com o objetivo de incentivar a prática regular de atividades físicas, em prol da saúde e do bem-estar, estabelece uma competição entre cidades de porte semelhante. Em 2015, a adversária de Passo Fundo na disputa saudável é a cidade venezuelana de Peña.
Ao longo do dia, os estudantes Notre Dame foram somados aos demais cidadãos que se envolveram na competição, participando da vasta gama de atividades físicas realizadas em espaços públicos e privados. Na Escola Notre Dame Menino Jesus, todos os segmentos escolares participaram de alongamento, aeróbica e dança, adequados às faixas etárias dos estudantes e orientados por educadora física. Nela, foram mais de 950 os participantes do Dia do Desafio. Já, no Colégio Notre Dame, cerca de mil estudantes e educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental se movimentaram. Divididos por segmento de ensino, eles dançaram e fizeram alongamentos, além de conversarem sobre a importância da prática diária de exercícios.
Ainda que não se saiba qual cidade mobilizou mais cidadãos na disputa, os vitoriosos já são conhecidos: são todos aqueles que aceitaram o desafio de sair da rotina para exercitarem-se, como um estímulo à adoção de hábitos mais saudáveis.