Um ano marcado por desafios e oportunidades
30 de dezembro de 2020 Notícias

“Quando percebemos que os educandos estavam sendo alfabetizados de forma remota, compreendemos que seguíamos no caminho certo”. A lembrança, narrada pelo vice-diretor do Colégio Notre Dame, Vanderlan Lima, exalta o empenho demonstrado pelos docentes da instituição, ante a surpreendente adoção de um novo modelo de ensino.

2Afinal, com a suspensão das atividades escolares presenciais – medida adotada em meados de março, visando prevenir a proliferação do novo coronavírus -,  eles foram impelidos a repensar as suas práticas. “Precisamos questionar a nós mesmos sobre as bases de ensino e de aprendizagem; rever metodologias; pensar em novos caminhos e trilhá-los junto com os educandos”, descreve o coordenador pedagógico dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Márcio Luis Marangon.

Por isso, mais que impor muitos desafios, 2020 foi um ano que proporcionou boas possibilidades – como exemplifica Lusiana Santini, recordando como ele lhe permitiu acompanhar mais de perto todo o desenvolvimento da filha, matriculada na Educação Infantil.01

Para que tal aprendizagem se desse, como ressalta a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Daniela Dal’ Maso, as formas de ensinar tiveram de transformar-se rapidamente, de modo que as orientações pedagógicas seguissem atrativas às crianças e aos adolescentes.

Observando os saberes construídos pelo filho ao longo deste atípico ano letivo, Andréa Calza assegura que tal objetivo foi cumprido. “Ele teve o mesmo desenvolvimento dos outros anos”, atesta, ressaltando a importância da parceria tacitamente firmada entre as famílias e o educandário. “Quando ele tinha dúvidas, nós íamos em busca de soluções junto à escola”, relata.