Tecnologia em prol da segurança da comunidade educativa
28 de fevereiro de 2019 Notícias, Portal , ,
Acesso crachá - Notre Dame Passo Fundo

Sistema automatizado de acesso e ampliação do Videomonitoramento estão entre as medidas adotadas pelo Colégio Notre Dame

Receber uma notificação no smartphone sempre que o educando acessa ou deixa a escola: esse é um dos benefícios proporcionados pelo Colégio Notre Dame aos responsáveis pelas crianças e pelos adolescentes nele matriculados, desde a adoção, ainda em 2018, do sistema automatizado de entrada e saída do educandário – uma estratégia que visa à ampliação da segurança escolar.

Acesso crachá - Colégio Notre DameComo a automação denota o uso de um cartão com chip, os primeiros dias do ano letivo representaram, especialmente para os novos estudantes e seus familiares, um período de adaptação ao uso do crachá que dá acesso ao educandário. “Há o cartão da família e o do estudante – ambos já disponibilizados à comunidade educativa”, explica o vice-diretor da instituição, Vanderlan Lima, comentando que a implantação do sistema automatizado prevê, também, a instalação de monitores nos acessos ao Colégio. “Essa é a próxima etapa, que deve ocorrer ainda este ano. Dessa forma, assim que o educando passar o cartão, aparecerá a matrícula dele, o nome, a foto e a série em que ele estuda”, explica.

A opção por tal sistema de controle de entrada e saída surgiu após análise de mercado, que, segundo o vice-diretor, indicou o software como o mais adequado para atender às necessidades do educandário que, hoje, atende a cerca de 1800 educandos. A busca pela automatização, contudo, foi definida a partir da última edição da Avaliação Institucional. “Surgiu a demanda acerca das medidas de segurança adotadas pela escola. Então, no ano passado, iniciamos uma pesquisa sobre os sistemas disponíveis”, comenta, destacando um dos diferenciais deste: a possibilidade de conexão com o sistema acadêmico.

Acesso crachá - Colégio Notre DameÉ isso que permite o envio das notificações de ingresso e de saída das dependências escolares aos responsáveis pelos educandos – basta que instalem o aplicativo Notre Dame. “É uma forma de controle e de dar mais segurança aos familiares”, enfatiza Vanderlan, relatando uma grande aceitação do sistema pela comunidade escolar, que desfruta, também, de ambientes amplamente monitorados, tanto por meio de câmeras de alta definição – instaladas em toda a área interna e também em alguns espaços externos do Colégio – quanto pela ampliada equipe de inspetores escolares e pelas empresas de segurança terceirizada – cujos contratos foram ampliados. “Hoje, temos segurança o dia todo”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>