Semana Pedagógica inspira reflexão sobre o papel do educador
11 de fevereiro de 2020 Notícias , , ,
destaque

A fim de que estejam preparados para receber os estudantes e seus familiares, os educadores do Colégio Notre Dame participaram, entre os dias 06 e 11 de fevereiro, da Semana Pedagógica – um período de formação continuada durante o qual ocorre o planejamento para 2020. Semana Pedagógica 2020Na oportunidade, os docentes também elaboraram as atividades multidisciplinares a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo.

Na quinta-feira (06), por exemplo, juntamente com os funcionários da instituição de ensino, eles vivenciaram um momento de espiritualidade e partilha antes da retomada das atividades escolares. Inicialmente, foram convidados a uma reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2020: ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’, que remete à figura de Santa Dulce dos Pobres – canonizada em outubro do ano passado.

7Em seguida, eles participaram de uma dinâmica inspirada pela música “A Começar em Mim”, a fim de promover um diálogo acerca da empatia, do amor e da generosidade. Por isso, de mãos dadas, esboçaram passos coreografados que, cada qual a seu ritmo, salientaram a importância de respeitar o outro e de trabalhar em equipe. Por fim, os educadores ainda receberam orientações gerais acerca do andamento do ano letivo e conheceram os projetos pedagógicos que, em 2020, conduzirão os educandos pela construção de saberes diversos.

No dia seguinte (07), por sua vez, os docentes acolheram os colaboradores das outras três instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame no Rio Grande do Sul – Colégio Notre Dame Aparecida, Escola Notre Dame Menino Jesus e Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel -, para projetar a Educação do Futuro. Afinal, tal temática norteou a palestra ministrada pelo Doutor em Educação, Ivan Dourado, que abordou a geração digital e a reinvenção do professor.

5Durante o encontro – realizado no Auditório do Colégio Notre Dame -, o convidado desafiou os educadores a pensarem sobre o papel da Ciência na formação pedagógica e também a compreenderem os processos de mudança no campo educativo. “É importante salientar que estamos vivendo uma mudança geracional muito mais acelerada. Hoje, já temos relatos de diferenças de geração de 5 em 5 anos, até menos. Como estamos nos preparando para isso?”, questionou o palestrante.

A programação oportunizou, ainda, encontros de formação continuada, nos quais, divididos por etapa de ensino, os docentes puderam refletir sobre o exercício da docência, bem como compartilhar experiências, visando alcançar um dos princípios norteadores do fazer educacional da Rede Notre Dame: a excelência pedagógica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>