Reflexões sobre a vida digital marcam a abertura de mais uma edição do projeto Desafio das Escolhas
29 de março de 2021 Notícias, Portal
colégio notre dame

“A sociedade precisa de jovens com atitude de fraternidade para que haja transformação”. Mais que uma constatação, as palavras proferidas pela diretora escolar, Irmã Elci Favaretto, aconselharam os adolescentes matriculados no Ensino Médio do Colégio Notre Dame. Afinal, ao debruçarem-se sobre as incontáveis possibilidades para que alcancem um bem-sucedido futuro acadêmico e profissional, os estudantes também seguirão sendo encorajados a nutrir a inquietação que modifica a eles mesmos e, consequentemente, as relações ao seu entorno. Por isso, não poderia ser mais representativa a data escolhida para apresentar a eles a dinâmica do projeto Desafio das Escolhas – como evidenciou, após a acolhida dos jovens pela religiosa, o docente de História e coordenador educacional da etapa de ensino, Maurício Paim.

05Realizada na sexta-feira (26), a atividade inaugural da iniciativa que busca oferecer os subsídios necessários para que os educandos optem conscientemente acerca da trajetória que desejam seguir, após a conclusão do Ensino Básico, fez alusão ao Dia do Estudante Secundarista.

Lembrada em 28 de março, como esclareceu Maurício, a data remete ao ano de 1968, quando centenas de alunos cariocas protestaram contra o aumento dos preços no restaurante estudantil “Calabouço”, em um manifestação que culminou, graças à violenta repressão policial, com a morte do jovem Edson Luiz de Lima Souto.

colégio notre dameApós os esclarecimentos históricos, os adolescentes foram conduzidos pelo coordenador da graduação em Ciências da Computação da IMED, Marcos Roberto dos Santos, a uma reflexão acerca da vida digital.

Abordando os prós e os contras do uso das mais diversas plataformas, o convidado impeliu os estudantes a analisarem as suas próprias condutas no meio virtual, alertando-os acerca dos impactos do cyberbullying e do risco de desenvolvimento da dependência tecnológica. Além disso, orientou-os sobre medidas que garantem maior segurança ao imergir no universo on-line, tais como o não compartilhamento de informações pessoais, o uso de senhas fortes e a cautela ao efetuar check-in em redes sociais.