Presencial ou remotamente, educandos são acolhidos para dar início ao ano letivo
12 de fevereiro de 2021 Notícias, Portal
destaque 1 - colégio notre dame

72O silêncio que reverberava pelos espaços pedagógicos deu lugar, na quarta-feira (10), a vozes ansiosas pelo retorno ao ambiente escolar.

Projetadas pelos educandos que compõem o primeiro grupo dos matriculados a partir do 3º Ano do Ensino Fundamental com autorização dos responsáveis para assistir às aulas de forma presencial – uma vez que, visando assegurar a manutenção do distanciamento interpessoal, tais estudantes frequentarão alternadamente as dependências escolares – elas evidenciavam, na ausência de abraços e sorrisos, a alegria característica ao reencontro e o entusiasmo inerente a um novo ano letivo.

30Transformadas pelo cenário epidemiológico atual na mais eloquente demonstração de afeição, as palavras, mais que migrar do pátio do Colégio Notre Dame – onde, tradicionalmente, os educandos saudavam uns aos outros e eram acolhidos pela equipe pedagógica da instituição de ensino – para as salas de aula com ocupação reduzida, tiveram de ser transpostas para o meio virtual, assegurando que todas as crianças e os adolescentes recebessem o carinho dos colegas e dos docentes.

42A abertura das atividades letivas de 2021 ainda contou com dinâmicas voltadas à reflexão acerca de como se deseja conduzir o ano em curso. No 4º Ano do Ensino Fundamental, por exemplo, os estudantes foram desafiados a elaborar um checklist, no qual deveriam elencar os sentimentos e os hábitos que desejam cultivar.

Ainda na quarta-feira, os responsáveis pelas crianças matriculadas na Educação Infantil, bem como os familiares dos educandos que integram as turmas de 1º , 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental, participaram de reunião com a coordenação pedagógica das respectivas etapas de ensino. Nela, foram esclarecidos aspectos que perpassam a vida escolar, como a adaptação à rotina e a expectativa de aprendizagem, preparando-os para o início das atividades letivas nesses segmentos – o que ocorreria na tarde seguinte.

51A quinta-feira também foi marcada pela promoção de uma calorosa recepção aos calouros, na qual eles foram apresentados ao “jeito de ser Notre Dame” e à história que, atravessando fronteiras e séculos, permite-os desfrutar da educação que tem como pilares a bondade e a firmeza. Eles ainda foram apadrinhados por veteranos imbuídos do compromisso de facilitar a sua adaptação à instituição de ensino.

Confira a galeria de fotos: