Por meio de “quadros vivos”, estudantes representam a obra de Frida Khalo
8 de agosto de 2017 Notícias, Portal
DSC_0720

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, conhecida mundialmente como Frida Khalo, é considerada uma das principais pintoras mexicanas do Século XX, graças às inconfundíveis obras que retratam artisticamente seus sentimentos e os diferentes momentos de sua vida – marcada pela militância política, pela defesa dos direitos das mulheres e por questões de saúde e de relacionamentos.Exposição Frida Khalo - Notre Dame (31)

Foram, justamente, as vivências e a obra da artista que configuraram o objeto de estudo da Atividade Diversificada proposta aos educandos matriculados na 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame. Envolvendo as disciplinas de Artes, Espanhol e Literatura, ela desafiou os adolescentes a reproduzir os quadros que mais lhes chamaram atenção, depois de terem pesquisado sobre sua biografia e a cultura mexicana e terem assistido ao filme que representa a trajetória de Frida. Exposição Frida Khalo - Notre Dame (24)Porém, ao invés de utilizar telas e tintas, os estudantes deveriam incorporar os personagens pincelados pela mexicana.

Para que os “quadros vivos” fossem fiéis aos originais, em grupos, eles confeccionaram cenários e figurinos, além de terem aprofundado saberes sobre o período da vida em que as obras escolhidas foram pintadas. Essas informações foram transmitidas aos colegas e educadores, durante exposição realizada às vésperas do recesso escolar. Desse modo, além de apreciar fotografias dos originais e as releituras, o público também pôde conhecer um pouco sobre este ícone da cultura mundial, avalia educadora responsável pela disciplina da Artes, Letícia Nichele.

Veja mais fotos da exposição:

Uma opinião sobre “Por meio de “quadros vivos”, estudantes representam a obra de Frida Khalo”

  1. Maravilhoso trabalho! Percebi o envolvimento dos alunos e o conhecimento da professora que usa a tríade de Ana Mae Barbosa: Leitura de imagens, contextualização e fazer artístico.

    Parabéns, professora Leticia!

    Maria Dioraci Ramos – Prof. De Artes – Canoa/RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>