Pesquisas aprofundadas e criatividade marcam a Feira do Conhecimento Notre Dame
9 de outubro de 2018 Notícias, Portal
DSC_2829

XI edição do evento aconteceu entre os dias 02 e 06 de outubro e envolveu educandos de todos os segmentos de ensino oferecidos pelo Colégio Notre Dame

Estimular a prática da pesquisa científica, promovendo o desenvolvimento das habilidades de comunicação, da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa, nas diversas áreas do conhecimento: foi com esse objetivo que o Colégio Notre Dame promoveu, entre terça (02) e sexta-feira (06), a XI edição da Feira do Conhecimento Notre Dame (FECOND).FECOND - Ensino Fundamental II (10)

A iniciativa, que envolveu os educandos matriculados em todos os segmentos de ensino oferecidos pela instituição, vem ao encontro de um dos Princípios da Rede de Educação Notre Dame, que diz respeito ao incentivo à pesquisa. Afinal, o ato de procurar respostas para as indagações é uma das principais esferas da construção de saberes, pois forma pessoas curiosas acerca do que se passa no mundo, tornando-as agentes de sua própria formação. Nesse sentido, como descreve a diretora escolar, Irmã Elci Favaretto, a realização da Feira representa uma forma de dinamizar o processo educativo, pois pressupõe a atuação direta em projetos.

“É importante, ainda, para que as crianças e os adolescentes possam FECOND - Ensino Fundamental I (2)compartilhar conhecimentos entre si, além de ser uma forma de a comunidade conhecer mais sobre a Educação Notre Dame”, complementa a religiosa, descrevendo que, para que os educandos pudessem apresentar à comunidade educativa uma parcela dos saberes construídos durante o ano letivo, stands foram instalados na Área Coberta do educandário.

A cada dia de realização da FECOND, eles foram ocupados por diferentes estudantes. Na terça-feira (02), por exemplo, foram os matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio que apresentaram mais de 40 pesquisas – desenvolvidas em diferentes Áreas do Conhecimento, correlacionando conteúdos programáticos de cada segmento. Entre os trabalhos apresentados àqueles que visitaram a exposição, de 08h30min às 16h, estava, por exemplo, um que objetivava compreender a utilização da robótica e FECOND - Ensino Médio (31)os seus impactos, tanto positivos quanto negativos. Realizado por estudantes do 9º Ano, ele uniu teoria e prática, pois, além de compreender os principais conceitos da área, as adolescentes pesquisadoras criaram protótipos programados. Outra pesquisa, esta desenvolvida por adolescentes matriculados na 2ª Série do Ensino Médio, visou resgatar a história da Democracia, apresentando ao público como se organiza, atualmente, o sistema eleitoral brasileiro.

No dia seguinte, quem protagonizou a Feira foram os estudantes matriculados entre o 5º e o 8º Ano do Ensino Fundamental, que pesquisaram temáticas como a evolução do rádio, as características da cultura Medieval, como são construídas as casas sustentáveis e qual é a importância dos jogos matemáticos para o desenvolvimento do raciocínio.Educação Infantil - FECOND (17)

Ao longo da quinta-feira (04), as crianças matriculadas do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental socializaram saberes sobre assuntos como as leis brasileiras que vigoravam no período da escravidão e a importância da preservação da vida marinha e do cuidado com o meio ambiente. Além disso, os educandos protagonizaram contações de história.

O encerramento da Feira do Conhecimento Notre Dame ficou a cargo da Educação Infantil. As crianças, então, esclareceram os visitantes acerca de trabalhos desenvolvidos a partir da iniciativa “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável” e de outros projetos pedagógicos, como o “Brincando com as Artes” e a “Caixa Mágica”.

Veja mais fotos da Feira do Conhecimento Notre Dame:

Educação Infantil:
Ensino Fundamental I:
Ensino Fundamental II:
Ensino Médio:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>