Pasta Literária possibilita a troca de obras entre os estudantes
22 de abril de 2015 Notícias, Portal
DSC_3542

Projeto pedagógico objetiva estimular o gosto pela leitura

Notre-Dame (2)Com nariz vermelho, perucas coloridas e rostos pintados, os estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame receberam, na segunda-feira (20), a visita de palhaços para uma tarde de muitas surpresas, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no sábado (18).

Como não poderia deixar de ser, no festivo momento não faltaram histórias. Contá-las ficou por conta dos visitantes, que se inspiraram na obra “Os Bigodes do Palhaço”, de Wagner Costa, para criar um momento de interação e estímulo à imaginação entre os pequenos educandos.

Notre-Dame (3)Depois de se divertirem e ajudarem os palhaços a contar a história, os estudantes foram surpreendidos com um presente: a Pasta Literária – objeto fundamental para o desenvolvimento do projeto pedagógico de mesmo nome, desenvolvido no segmento em que a alfabetização está sendo concluída e que pretende estimular o hábito, e sobretudo, a paixão pela leitura.

Dentro de pastas coloridas, os diferentes títulos, adquiridos como material escolar pelos estudantes, passarão, de um em um, para leitura familiar, sendo trocados a cada semana. Também semanalmente, um estudante será escolhido para registrar – de maneira livre – a história lida em um caderno de registros e apresentar sua percepção aos colegas.

Notre-Dame (4)Conforme a educadora Mara Barbosa, o “Pasta Literária” é mais um projeto realizado com o objetivo de que a leitura faça parte da rotina dos estudantes. “A função do projeto é desenvolver o hábito e o gosto pela leitura, e já temos resultados positivos, pois os estudantes interagem e demonstram, cada vez mais, a vontade de conhecer novas histórias”, comenta.

Paralelo a essa atividade literária, as turmas de 2º Ano também participam Projeto de Leitura da Rede de Educação Notre Dame, que tem como objetivo formar leitores assíduos e capazes de compreender textos diversos, em suportes variados, e capazes de socializá-los em múltiplas linguagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>