Olhos marejados refletem a emoção em celebrar o Dia das Mães
10 de maio de 2019 Notícias, Portal , ,
destaque site

Educandos do Ensino Fundamental I homenagearam as figuras maternas, em uma série de atividades

Os encontros, permeados por sorrisos transparentes, abraços calorosos e olhares marejados, refletiram o amor e a gratidão pelo reconhecimento ao ofício que elas escolheram exercer. Afinal, fosse nas salas de aula ou nos espaços externos do Colégio Notre Dame, as homenagens alusivas ao Dia das Mães oportunizaram que as crianças matriculadas no Ensino Fundamental I expressassem seus sentimentos, além de reforçar – de forma singela, mas significativa – a importância de fortalecer os laços construídos pela maternidade.

Homenagem às Mães - 5º AnoIniciada no sábado (04), quando as figuras maternas dos educandos do 5º Ano visitaram a sede campestre da instituição de ensino, a programação promoveu momentos de acolhimento e de interação. Na manhã desfrutada junto à natureza, por exemplo, foram realizadas oficinas nas quais, acompanhadas pelos estudantes, as homenageadas divertiram-se com música e dança, brincadeiras e exercícios, além de explorar as áreas verdes do Sítio São Miguel. Ao término do circuito, foram presenteadas e participaram de um piquenique festivo.

Colégio Notre Dame - Homenagem às Mães - 1º Ano (108)A partir de segunda-feira (06), foi a Capela do Colégio Notre Dame que recebeu as figuras maternas. No local, elas foram conduzidas, pela agente de Pastoral Escolar, Irmã Ismara Libardi, a refletir sobre a missão assumida. Após uma bênção, dirigiram-se, então, às salas de aula onde as crianças, cotidianamente, constroem saberes. Naquele entardecer, os educandos do 1º Ano do Ensino Fundamental apresentaram a elas a coreografia para música “Vejo flores em você”. A canção, após a emoção do encontro com os braços que os acolhem e protegem, inspirou a confecção de bandeirolas em papel – coloridas, recortadas e fixadas em barbante, em conjunto, pelas crianças e suas homenageadas. Por fim, aqueles que desempenham a função materna nas jovens vidas foram presenteados com cartões e flores – gentilmente acomodadas em vasos elaborados, a partir de materiais recicláveis, pelos próprios educandos.

Dia das Mães - 2º AnoEnquanto isso, nos espaços destinados ao 2º Ano, as figuras maternas prestigiaram a declamação de um poema e a apresentação de uma música, além de serem convidadas a produzir e a colorir, com o auxílio das crianças, um desenho inspirado na obra Se as Coisas Fossem Mães – de autoria de Sílvia Orthof. Após, os estudantes presentearam-nas e elas, emocionadas, não pouparam beijos nem abraços de agradecimento.

Na terça-feira (07), o ciclo de homenagens completou-se, tendo como público as convidadas pelos estudantes do 3º e do 4º Ano.
Ainda na Capela, as lágrimas teimavam em escorrer pela face, despertadas pelos versos da música “Obrigado, Mãe”. Já em sala de aula, eram motivadas pelo poema declamado pelas crianças em forma de jogral ou pelas lembranças de toda uma trajetória intensa de amor e doação – avivadas por leitura feita pelas docentes, enquanto a emoção era amparada pelos educandos.

Dia das Mães - 3º AnoEm seguida, os que compõem as turmas do 3º Ano protagonizaram coreografia e encontraram nas homenageadas as parceiras para disputar um jogo de tabuleiro. Os matriculados no 4º Ano, por sua vez, reproduziram alguns dos gestos de afeto com os quais, desde o início da vida, foram presenteados, como cafunés, carícias e massagens. Finalmente, as figuras maternas foram presenteadas. Porém, seu maior presente, certamente, não estava nos envelopes nem nas embalagens, pois trata-se do amor inigualável oportunizado pela maternidade.

Confira as galerias de fotos:
- Homenagem às mães – 1º e 2º Ano
- Homenagem às mães – 3º e 4º Ano
- Homenagem às mães – 5º Ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>