Novo segmento ofertado pelo Colégio Notre Dame prioriza vivências lúdicas e sociais
11 de março de 2019 Notícias, Portal , ,
Maternal Notre Dame

Ancorado em referencial teórico, o plano de ensino do Maternal respeita as características da faixa etária dos educandos, a fim de favorecer o seu desenvolvimento

O som que perpassa a porta da sala de aula já não é mais o mesmo. Em vez do ‘chorinho’, tão característico do período de adaptação à rotina escolar, já é possível ouvir as gargalhadas que escapam durante as brincadeiras e, também, as primeiras manifestações de linguagem oral – comuns aos bebês na faixa etária que, conforme prevê a legislação, frequentam o Maternal.

Maternal Notre DameNovo entre os segmentos de ensino oferecidos pelo Colégio Notre Dame Passo Fundo, ele irá oportunizar aos educandos vivências e experiências capazes de contribuir com o seu processo de socialização e de construção da identidade e da autonomia. Para isso, os espaços pedagógicos do Maternal são inteiramente adaptados e ricos em elementos lúdicos, além de dispor dos recursos necessários ao desenvolvimento, tanto cognitivo quanto psicomotor, das crianças – com um ano de idade completo até 31 de março do ano vigente.

Disponibilizado à comunidade educativa a partir deste ano letivo, o novo segmento atende à demanda das famílias, colaborando, também, com a sociabilidade dos bebês. Afinal, a redução dos núcleos familiares, compostos, cada vez mais, por filhos únicos, confere à escola, como aponta a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Márcia Scortegagna, o papel essencial de fomentar a formação identitária e autônoma das crianças. “Mesmo que ainda pequenas, elas estão convivendo cada vez menos com os seus pares. Às vezes, no ambiente familiar, a criança é o centro das atenções, e, por isso, ela não constrói algumas noções que são importantes, como esperar a sua vez, entender que nem sempre ela será atendida na hora que quer e aprender a dividir as atenções e aquilo que ela tem com as outras crianças”, comenta.

Maternal Notre DamePara tanto, as aulas – ancoradas em um plano de ensino embasado nos referenciais teóricos postulados por estudiosos como Vygotsky, que aborda a questão da construção da linguagem, e Piaget, que trata do estágio sensório-motor – são, assim como em qualquer outra etapa da Educação Infantil, adequadas à faixa etária e suas características, priorizando a ludicidade. “Nessa fase, os aprendizados se dão a partir do experimentar, através dos movimentos e dos sentidos”, explica Márcia, destacando, ainda, que o contato com educandos de outras faixas etárias e oriundos de diferentes vivências promove o crescimento das crianças. “Assim como o menor vai aprender com o mais autônomo, o mais autônomo desenvolverá a liderança e a autoestima”, exemplifica.

Ao todo, cerca de 20 bebês compõem as turmas do Maternal do Colégio Notre Dame, sendo atendidos pela professora titular, responsável pela gestão da aula, e por assistentes, todas comprometidas em assegurar o bem-estar dos educandos e a excelência pedagógica – um dos princípios da Rede de Educação Notre Dame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>