Congregação de Nossa Senhora - Notre Dame

Rede Notre Dame de Educação

Rede de Educação Notre Dame

Notre Dame Passo Fundo

Aula prática Fungos e Bactérias – 4º ano

Aula prática Fungos e Bactérias – 4º ano

Começando a semana de volta as aulas de uma forma diferente e dinâmica, os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, realizaram na segunda e terça feira no Laboratório de Química, uma aula prática sobre fungos e bactérias, onde tiveram a oportunidade de visualizar em uma experiência a teoria estudada em sala de aula.

Sobretudo a ideia é explorar novas capacidades de aprendizado e compreensão, onde de uma forma diferente da tradicional, os estudantes puderam conhecer um meio de cultura onde por semanas foram cultivados bactérias e fungos vegetais (sem risco para saúde) com o fim de servir como mais um instrumento de ensino.

Foram coletadas bactérias de lugares e de objetos muito presentes no cotidiano escolar dos estudantes, tais como telefone celular, mochila, dinheiro, banheiro, mãos e o jogo pebolim, com o objetivo de reforçar a consciência de higiene que cada um deve ter, desde lavar as mãos antes de ingerir qualquer alimento, até cuidar por onde são deixados os objetos pessoais de frequente uso. O uso do álcool gel também foi um dos temas abordados, pelo fato do produto se mostrar muito prático e eficaz na eliminação de boa parte das bactérias presentes nas mãos.

Observam-se em cada meio de cultura visualizado pelos estudantes, em suas expressões de surpresa ou muitas vezes de “nojo”, que o objetivo de reforçar as noções de higiene foi alcançado, e que mais uma vez a prática aliada à teoria criaram um ambiente de alfabetização científica.

Percebe-se no olhar curioso e na dúvida solucionada de cada estudante, o quanto um simples experimento pode colaborar para uma melhor compreensão dos conteúdos abordados nas aulas de ciências no ensino fundamental, fato esse se concretiza por desde cedo os estudantes manterem contato com a ciência que se faz presente na vida de cada um, aguçando a curiosidade e o desejo de conhecimento de cada aluno participante dessas atividades.

 Patrick Alves Vizzotto – Laboratórios ND