No Dia do Estudante Secundarista, educandos do Colégio Notre Dame assistem à palestra sobre escolha profissional
28 de março de 2019 Notícias, Portal
Palestra - Dia do Estudante Secundarista

O desejo de empreender surgiu cedo. Inicialmente, a ideia era abrir uma empresa na área alimentícia, com foco na produção de cachorro-quente, mas, por questões financeiras, o projeto tornou-se inviável. Eles, contudo, não desistiram. Assim que os pais retornaram de uma viagem ao exterior, destilando elogios a um doce que ainda não existia no Brasil, o anseio ganhou novo sabor: no mesmo final de semana, eles importaram a máquina tcheca e começaram a desenvolver a receita, contando com a colaboração de pessoas próximas, que participavam da degustação e da avaliação do prato – tradicional do leste europeu.

Palestra - Dia do Estudante SecundaristaHoje, a franquia, iniciada em junho de 2016, possui 16 lojas em operação, em quatro estados brasileiros. “Se tivéssemos desistido da máquina de cachorro-quente e feito nada, certamente, a história que eu estaria contando hoje seria outra ou, talvez, nem houvesse história para contar”, destaca a co-fundadora da Royal Trudel e ex-aluna do Colégio Notre Dame, Patrícia Turmina, convidada a palestrar, nesta quinta-feira (28), aos estudantes do Ensino Médio da instituição.

A programação, voltada a promover a reflexão acerca do tema “Escolha Profissional e Felicidade”, integrou a programação alusiva ao Dia do Estudante Secundarista e oportunizou que os adolescentes analisassem os anseios e as expectativas, tão característicos desse período da vida, motivando-os para, no futuro, enfrentar os desafios impostos pelo mercado de trabalho. Por isso, a empresária enfatizou a importância da tomada de decisão. “Você pode até não saber qual é o caminho ideal, mas você sabe qual mão é o ideal: ficar parado. As certezas são apenas ilusões. É preciso experimentar, porque não há como saber se você ficar só imaginando”, pontou a palestrante, acrescentando, ainda, que a conversa com profissionais que atuam na área pretendida pode auxiliar nesse processo de escolha sobre o futuro a perseguir.

Palestra - Dia do Estudante SecundaristaAlém disso, o evento – realizado no Auditório da instituição de ensino – também possibilitou que os adolescentes conhecessem melhor o projeto Desafio das Escolhas, desenvolvido, durante todo o ano letivo, com o intuito de promover o autoconhecimento dos jovens e contribuir com a escolha profissional consciente. Para isso, será realizado o levantamento de interesses individuais, a formação de grupos de apoio para todas as séries do Ensino Médio, momentos de debate com profissionais das mais diversas áreas, palestras para pais e estudantes e, também, visitas a instituições de Ensino Superior.

Sobre a data:
Era 28 de março de 1968, quando estudantes cariocas se reuniram para protestar contra o aumento dos preços no restaurante estudantil, apelidado de Calabouço. Naquele dia, aos 18 anos, Edson Luís de Lima Souto foi atingido pelas balas disparadas pela polícia, que coibia a manifestação.

Sua morte foi o estopim de intensas mobilizações nacionais contra o governo ditatorial, que seriam impedidas pelo decreto, em dezembro do mesmo ano, do Ato Institucional Número 5 – que censurava toda e qualquer atividade ou manifestação de cunho político no país.

É em tributo à luta daqueles jovens e à vida de Edson que, hoje, a data é lembrada como Dia do Estudante Secundarista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>