No aniversário de Passo Fundo, Rede de Educação Notre Dame presenteia a comunidade
7 de agosto de 2018 Notícias, Portal
destacada

1923: sobre os trilhos que interligavam o Brasil, dez religiosas alemãs iam ao encontro da sua nova missão: colaborar com o ensino infantil e com a evangelização, no interior do Rio Grande do Sul.

Foi por iniciativa do Frei Jacob Höfer que a cooperação das Irmãs foi solicitada à Superiora Geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame de Coesfeld. Em carta à Madre Maria Cecília, o religioso expôs características da localidade, além da necessidade de prover ensino em regime de internato. “A população é composta de descendentes de antigos imigrantes portugueses e das imigrações mais recentes de alemães e italianos. Há poucas escolas, muito primitivas; por causa das grandes distâncias, das péssimas estradas, intransitáveis nas épocas de chuvas torrenciais, do calor, às vezes insuportável, a frequência às aulas é muito irregular e as crianças perdem o interesse”, descreveu.

Em resposta a tal demanda, em 07 de junho daquele ano, as religiosas desembarcaram em Passo Fundo, onde, acolhidas com rosas distribuídas por membros da sociedade, deram início à obra educacional e evangelizadora que, em 2018, celebra 95 anos de presença no Brasil.

O vice-prefeito municipal, João Pedro Nunes, esteve entre os presenteados
O vice-prefeito municipal, João Pedro Nunes, esteve entre os presenteados

Por isso, na data em que o município celebra o 161º aniversário da sua emancipação político-administrativa – como representação da gratidão aos passo-fundenses que, por quase um século, confiam às instituições de ensino Notre Dame a formação ética, humana e intelectual de crianças e adolescentes -, estudantes do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus repetiram o gesto que recepcionou as precursoras.

161º Aniversário de Passo Fundo (12)Na manhã desta terça-feira (07), eles dirigiram-se até a antiga Estação da Gare, para presentear aqueles que por ali transitavam, fosse a pé, em veículos ou em coletivos urbanos. Ao todo, 95 botões de rosas vermelhas e 161 coloridos foram distribuídos no local, que, como enfatiza o vice-diretor do Colégio Notre Dame, Vanderlan Lima, é símbolo da colonização e do progresso de Passo Fundo, além de ser, como reflete o docente de História, o ponto de partida para a atuação das Irmãs no Brasil.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>