Na Educação Infantil, o início do ano letivo é dedicado à Adaptação Escolar
22 de fevereiro de 2018 Notícias, Portal
destacada

Colégio Notre Dame_Início do ano letivo - Educação Infantil, 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental (12)Além de ser o princípio de uma trajetória que será concluída somente na adolescência, ao término do Ensino Básico, o ingresso na escola provoca mudanças no cotidiano familiar como um todo. Afinal, é o momento em que a criança passa a conviver socialmente com maior frequência e intensidade, em que sua autonomia é gradualmente estimulada, em que ela e os pais estabelecem novos vínculos afetivos e de confiança e em que ambos alteram suas rotinas e hábitos. Por isso, na Educação Infantil do Colégio Notre Dame, o início do ano letivo é dedicado à Adaptação Escolar, tanto dos educandos quanto dos seus familiares.

Nela, os responsáveis pelas crianças podem permanecer pelos corredores escolares, por tantos dias quanto a presença for necessária, a fim de garantir que os pequenos se sintam protegidos no novo ambiente. Colégio Notre Dame_Início do ano letivo - Educação Infantil, 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental (9)Além da observação, eles têm papel fundamental no desenvolvimento da confiança das crianças na instituição de ensino e nos seus colaboradores.

Para transmiti-la, contudo, é preciso que, primeiramente, eles a sintam. Por isso, o educandário busca estabelecê-la pouco a pouco, desde o processo de reserva de vaga para novos estudantes, no qual a família é recebida pela equipe de coordenação e interage com os espaços escolares, observando o funcionamento da instituição de ensino, o tratamento dado aos educandos e as medidas de segurança adotadas.

No dia que antecede o início do ano letivo, então, os responsáveis participam de reunião com os educadores titulares das turmas que as crianças vão integrar. Nesse encontro, são orientados sobre como proceder para que os educandos se sintam motivados a frequentar as aulas e sobre a importância de esclarecer aquilo que é novo, porém, natural do convívio em grupo, além de receber dicas sobre como ajudar as crianças a interpretar positivamente as mudanças no cotidiano.

Quando o ano letivo é iniciado, as famílias dos educandos com idade entre dois a cinco anos recebem, até que eles estejam adaptados, pareceres diários sobre suas reações às atividades desenvolvidas.

Colégio Notre Dame_Início do ano letivo - Educação Infantil, 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental (30)Elas priorizam a recreação, mas sempre de forma calma. Afinal, se as novidades geram, por si só, euforia e ansiedade na criança, os momentos propostos viabilizam que ela se tranquilize, para integrar-se com os colegas e a equipe pedagógica, estabelecendo novos laços afetivos.

Na primeira quinzena de aulas, ainda, os horários de permanência no Colégio são variáveis, de acordo com a faixa etária do educando, e progressivos. Assim, a cada dia ele convive um tempo maior com aqueles que vão acompanhá-lo e conduzi-lo pelas descobertas do ano letivo.

O educandário, ainda, oferece suporte de psicopedagoga.

Estudantes em processo de letramento e alfabetização também voltaram às aulas:

Colégio Notre Dame_Início do ano letivo - Educação Infantil, 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental (36)Assim como para as matriculadas na Educação Infantil, para as crianças que compõem as turmas de 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental, o ano letivo de 2018 teve início na quinta-feira (15). Naquela tarde, enquanto os educandos de dois a cinco anos envolveram-se em brincadeiras, os estudantes em processo de letramento e alfabetização participaram de dinâmicas de apresentação e integração.

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>