Mudanças emocionais acompanham as transições escolares na pré-adolescência
13 de janeiro de 2021 Notícias, Portal

colégio notre dame 1“Junto da mudança de nível de ensino se dá outra transformação importante: a da infância para a pré-adolescência”. A afirmação, proferida pela psicopedagoga do Colégio Notre Dame, Daniella Toscani Maciel, descreve o período de transição entre o Ensino Fundamental I e II. Afinal, essa é uma fase que requer o acolhimento familiar e da escola, a fim de que a adaptação ocorra de forma tranquila.

Cada um no seu ritmo, os estudantes percebem, além das alterações físicas, mudanças emocionais e nos papéis sociais. Frente a esse cenário, a instituição de ensino estimula o seu desenvolvimento, preparando-os para a próxima etapa escolar.

Visando tal propósito, os educandos matriculados no 5º Ano são convidados a participar de encontros, nos quais refletem acerca do processo de crescimento e de autonomia, e sobre os hábitos necessários para acompanhar a nova rotina de estudos.

colégio notre dame 2 Nesse momento, ainda que o estudante esteja mais introspectivo – considerada uma mudança natural do desenvolvimento humano –, o suporte da família também é essencial para o sucesso escolar. Por isso, atitudes simples, como observar e colocar-se à disposição para ouvi-lo, são fundamentais para o processo. “Um misto de sentimentos acompanha essas transformações”, alerta Daniella.

Posteriormente, outra fase importante surge: a despedida do Ensino Fundamental. A partir disso, já no Ensino Médio, o foco passa a ser o processo de escolha profissional e a preparação do estudante para o ingresso no Ensino Superior – transição para a qual o setor de psicopedagogia escolar dedica especial atenção.

No entanto, independentemente da etapa em que está, o educando pode solicitar o acompanhamento psicopedagógico individualizado, caso seja necessário.

* Registros feitos antes da pandemia do novo coronavírus.