Momento de acolher e de reforçar princípios e valores
1 de março de 2019 Notícias, Portal , , , ,
Acolhida Ensino Médio - Notre Dame

A fim de favorecer a adaptação dos novos estudantes, o Colégio Notre Dame promove dinâmicas de integração

Com o propósito de acolher e ambientar os novos educandos, a Equipe de Gestão Escolar e Pedagógica do Colégio Notre Dame oportunizou momentos de acolhida aos estudantes matriculados do 5º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio. Durante eles, as crianças e os adolescentes puderam conhecer a história da Congregação das Irmãs de Notre Dame e da sua mãe espiritual, Santa Júlia Billiart, além de compartilhar vivências e expectativas para o ano letivo.

Acolhida Ensino Fundamental Notre DameConduzidos pela agente de Pastoral Escolar, Irmã Ismara Libardi, e pela psicopedagoga, Daniella Maciel, os encontros, realizados entre terça (26) e quinta-feira (28), também proporcionaram aos educandos orientações sobre a condução dos estudos, visando à otimização da aprendizagem e ao melhor aproveitamento dos conteúdos.

Para os estudantes matriculados do 5º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, a recepção incluiu, também, uma dinâmica de socialização. Durante ela, os participantes deveriam escolher uma imagem com a qual se identificassem, para, então, apresentarem-se aos demais. Os jovens que integram as turmas do Ensino Médio, por sua vez, foram sensibilizados com relação à importância do planejamento para os estudos, além de serem convidados a refletir acerca da missão e dos valores que norteiam o trabalho da Rede de Educação Notre Dame.

Apadrinhamento
Apadrinhamento Notre DameOutra ação que atende ao propósito de ambientar os novos matriculados é o apadrinhamento. Nela, educandos que já estudavam na instituição assumem a importante tarefa de auxiliar os novatos no processo de socialização e de adaptação escolar. Afinal, como esclarece a psicopedagoga, as sensações de acolhimento e de receptividade são fundamentais para que o estudante recém-chegado à instituição se sinta mais seguro e mais confiante para enfrentar essa mudança em sua vida. “Muitos vêm de outras cidades, às vezes começam a morar sozinhos, por isso é importante ter esse colega de referência. Os padrinhos são orientados a ajudar durante todo o ano letivo, tanto nas questões educacionais quanto na socialização”, explica Daniella, destacando que a proposta, desenvolvida há alguns anos, resulta, ainda, no crescimento da empatia entre os membros da comunidade educativa. “A cada ano que passa, percebemos que os nossos estudantes são mais acolhedores”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>