Feira do Conhecimento Notre Dame promove ações de sustentabilidade
5 de novembro de 2019 Notícias, Portal , ,
destaque

Inspirada em obra de Cacá Veríssimo, XII edição do evento estimulou a elaboração de projetos voltados ao cuidado com o planeta

Logo cedo, a intensa movimentação de estudantes transparecia a dedicação e o cuidado destinados ao preparo dos estandes. Afinal, aproximava-se o momento em que os saberes construídos ao longo do ano letivo seriam compartilhados com a comunidade educativa.

XII Fecond - Ensino MédioDurante a XII Feira do Conhecimento Notre Dame, realizada entre de 22 a 25 de outubro, os educandos de todos os segmentos de ensino apresentaram aos visitantes os projetos pautados na temática da sustentabilidade. Inspirados na obra Planeta Terra: Um Tesouro em Nossas Mãos – de autoria de Cacá Veríssimo, eles decorrem de um intenso estímulo à prática da pesquisa científica.

Por isso, além de propiciar o desenvolvimento das habilidades de comunicação e de criatividade, o evento representa a culminância de um processo inventivo e investigativo que, adequado às diferentes faixas etárias, engloba as diversas áreas do conhecimento, a fim de propor uma reflexão acerca da necessária mudança de comportamento em relação ao meio ambiente, valorizando a adoção de hábitos saudáveis em prol da preservação do planeta.

Educação Infantil
XII Fecond - Educação InfantilInspirados pelo tema “Cuidado comigo, com o outro e com o planeta”, os trabalhos realizados pelas crianças matriculadas na Educação Infantil envolveram desde a confecção de jogos e brinquedos a partir de materiais alternativos – como carrinhos e bilboquês – até a construção de saberes sobre as estações do ano, englobando, ainda, o incentivo ao plantio de mudas e sementes.

Para tanto, como destaca a coordenadora pedagógica, Márcia Scortegagna, o envolvimento das famílias foi fundamental. “Muitas atividades expostas na feira foram realizadas em casa, com o auxílio dos responsáveis”, comenta, esclarecendo que os projetos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano letivo foram aliados à temática norteadora da Feira. “É o caso da literatura infantil ‘A Margarida Friorenta’, que evidencia o cuidado com a flora e a fauna, e do ‘Brincando com Artes’, que possibilitou aos educandos expressar artisticamente o cuidado com o planeta”, complementa.

Ensino Fundamental I
XII Fecond - Ensino Fundamental IOs educandos matriculados do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, desenvolveram projetos acerca da temática “Meio Ambiente Sustentável”. Por isso, reaproveitaram materiais para confeccionar jogos de tabuleiro e brinquedos, elaboraram produções artísticas para salientar os efeitos da poluição ambiental e propuseram alternativas para a preservação dos recursos naturais.

Já a Patrulha do Lixo, composta por crianças responsáveis por orientar e auxiliar as demais a adotar medidas sustentáveis, reforçou aos visitantes a importância de cuidar do planeta a partir de gestos simples, como separar o lixo corretamente, economizar água e apagar a luz ao sair do ambiente em que se está. Afinal, como ressalta a coordenadora pedagógica do nível de ensino, Daniela Dal’Maso, os educandos construíram seus trabalhos, visando promover a conscientização ambiental entre seus colegas e familiares.

Ensino Fundamental II
XII Fecond - Ensino Fundamental IINorteados pela temática “Nosso foco é a sustentabilidade”, os projetos desenvolvidos pelos estudantes matriculados do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental convidaram a comunidade educativa a uma reflexão acerca dos hábitos de consumo – especialmente, aqueles considerados prejudiciais ao meio ambiente.

Dessa forma, a elaboração dos trabalhos oportunizou, segundo o seu coordenador pedagógico, Márcio Luís Marangon, a construção de novos saberes sobre reciclagem e reaproveitamento de materiais, alternativas sustentáveis para as futuras gerações e cuidado com a administração dos recursos existentes. “São projetos que possibilitam o uso da criatividade e potencializam a aprendizagem, reforçando a condição de interdisciplinaridade e de práxis educativa, que, cada vez mais, tornam-se características fundantes do Colégio Notre Dame”, ressalta.

Ensino Médio
XII Fecond - Ensino MédioEm consonância com o título da obra de Cacá Veríssimo, os adolescentes matriculados no Ensino Médio promoveram iniciativas sustentáveis. Com isso, aprofundaram saberes por meio de projetos envolvendo energias renováveis, poluição ambiental, consumo consciente e reciclagem.

Os estudos incluíram, por exemplo, sugestões para a construção de uma escola sustentável, pesquisa acerca dos benefícios das plantas no ambiente familiar ou profissional, análise dos impactos gerados por desastres ambientais e ações de empreendedorismo sustentável – propostas que, como explica a coordenadora pedagógica, Catiúcia Carniel Gomes, também foram apresentadas, por meio de uma carta argumentativa, a algum órgão responsável. Dessa forma, seus projetos visaram à interferência social, de modo que não ficassem restritos ao espaço escolar.

Confira as galerias de fotos:

-Educação Infantil

- Ensino Fundamental I

- Ensino Fundamental II

- Ensino Médio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>