Estudo sobre o corpo humano norteia atividades de promoção à saúde
31 de maio de 2019 Notícias, Portal , ,
Nutri 09

Constituído por diferentes órgãos e sistemas, que, juntos, desempenham funções essenciais para a sobrevivência do indivíduo, o corpo humano – assunto abordado no 2º Ano do Ensino Fundamental – motivou a realização, no Colégio Notre Dame, de uma série de atividades que visam à promoção do cuidado de si mesmo.

Atividade corpo humanoPermeadas por estudos teóricos, elas incluíram, por exemplo, uma aula complementar sobre as estruturas osteomusculares do corpo. Ministrada pela educadora física, Elisângela Rupert, ela possibilitou que as crianças compreendessem a importância de manter uma boa postura, além de oportunizar a prática de alongamento.

Os cuidados necessários à manutenção da saúde bucal também foram enfatizados com a visita da dentista Janusa Casali ao educandário. Durante ela, foi demonstrada a correta higienização da boca, que inclui o uso do fio dental e a escovação adequada. Afinal, ela é fundamental para prevenir cáries, placas e gengivites, entre outras complicações.

Atividade corpo humanoSalientando as ações que propiciam uma vida saudável, o conteúdo também norteou a conscientização acerca dos benefícios de uma alimentação rica em nutrientes. Para isso, os educandos, primeiramente, assistiram à contação de “Amanda no País das Vitaminas” – narrativa de autoria de Leonardo Mendes Cardoso.

Em um segundo momento, o tema foi aprofundado pela nutricionista Liege Deferrari, que destacou as propriedades dos diferentes grupos alimentares e seus respectivos benefícios ao organismo, evidenciando a importância de consumi-los em porções adequadas, a fim de evitar doenças.

Complementarmente, as crianças foram estimuladas a saborear diferentes frutos, inclusive experimentando aqueles que não costumam integrar suas refeições, ao preparar espetinhos.

Atividade corpo humanoTemática também é abordada no 3º Ano do Ensino Fundamental

No segmento seguinte, o estudo do corpo humano motivou a primeira visita dos estudantes ao Laboratório de Física e Biologia do Colégio Notre Dame, onde observaram o Sistema Ósseo e o Muscular, através de representações. Ainda durante a aula prática, eles reproduziram o esqueleto humano, fixando hastes flexíveis sobre o papel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>