Estudantes refletem sobre inteligência emocional na adolescência
26 de junho de 2020 Notícias, Portal , , ,
foto-01

A fim de oportunizar um momento de reflexão acerca das mudanças sociais, emocionais e psicológicas da adolescência, os educandos matriculados no Ensino Fundamental II do Colégio Notre Dame foram convidados a compartilhar, durante encontros virtuais, seus sentimentos e suas angústias em relação a essa fase da vida.

“É um período de maior conflito, que exige que saibam gerenciar suas emoções e seus sentimentos de forma inteligente, tendo consciência de si para lidar com as situações que se apresentam”, justifica a psicopedagoga escolar, Daniella Maciel – responsável, também, por esmiuçar a eles as transformações características desse etapa, comumente divida em três momentos: adolescência inicial, intermediária e final. “Conversamos, de uma forma leve e aberta, sobre as alterações nos papéis sociais e a construção da própria identidade. Afinal, nessa fase, eles deixam de ser crianças e passam a ter novas responsabilidades”, pontua a profissional.

Os estudantes do 8º Ano, sob a orientação da docente de Ciências, Marcela Becegatto, também construíram novos saberes sobre as alterações fisiológicas características da adolescência – mudanças que alteram a percepção de si e do outro, frequentemente, impactando as relações com a família. Por isso, frisa a psicopedagoga, é tão importante o fortalecimento dos vínculos afetivos, especialmente com os pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>