Estudantes participam da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura
3 de outubro de 2017 Notícias, Portal
DSC_0757

Na segunda-feira (02), teve início uma das maiores movimentações literárias da América Latina: a Jornada Nacional de Literatura – evento que, em sua 16ª edição, traz a Passo Fundo artistas, escritores, intelectuais, leitores e pesquisadores, com o objetivo de formar leitores multimidiais, emancipados e críticos, além de propor a “jornalização” da cidade.Notre-Dame (8)

Concomitantemente a ela, acontece a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que, até sexta-feira (06), promoverá o encontro de 20 mil estudantes do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental com os escritores Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka e Jean-Claude Alphen, além de nomes como Edson Gabriel Garcia, Heloísa Prieto e o angolano Ondjaki.

Para prepararem-se para a participação na Jornadinha, que ocorreria nesta terça-feira (03), os estudantes matriculados no 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame participaram, ao longo da última semana, de uma série de aulas especiais.Notre-Dame (39)

Reunidas no Espaço Multiuso da instituição de ensino, as crianças, por exemplo, conheceram uma obra de cada um dos autores e produziram desenhos, preencheram fichas de leitura e jogaram caça-palavras. As atividades inspiradas pelas narrativas, de acordo com a educadora Fernanda Giancchini, possibilitaram que, ao estar frente a frente com os escritores, os estudantes pudessem usufruir do momento de forma construtiva. “A preparação faz com que eles se sintam pertencentes ao evento e aproveitem bem a experiência, que contribui para a sua formação leitora”, destaca a educadora.

Notre-Dame (42)Além disso, durante as aulas preparatórias para a Jornadinha, os estudantes escreveram as cartas e decoraram os cartões que entregaram aos autores, sob as tendas do evento.

Daniel Kondo, que compartilha com eles o fato de ter construído saberes no Colégio Notre Dame, contudo, recebeu um presente especial: uma representação da obra “O Monstro do Cinema”, cujas ilustrações foram transpostas para o conhecido ambiente escolar, e uma lembrança dos anos como estudante.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>