Encontros virtuais incentivam a valorização da cultura gaúcha
21 de setembro de 2020 Notícias, Portal , ,
destaque site

Na semana que antecedeu o Dia do Gaúcho – celebrado em 20 de setembro –, os educandos do Colégio Notre Dame não mediram esforços para demonstrar seu amor pelo Rio Grande do Sul. Afinal, durante os encontros virtuais, estiveram acompanhados por elementos que evidenciaram o cultivo à tradição gaúcha, tais como as vestimentas típicas e o chimarrão.

Semana Farroupilha - Pré-escolaAs crianças matriculadas na Educação Infantil, por exemplo, foram convidadas a identificar as cores da bandeira do Estado, assim como os materiais necessários à elaboração da bebida que lhe serve de símbolo. Além disso, apresentaram aos colegas seus trajes típicos, escolhidos especialmente para a Bailanta, e divertiram-se ao som das músicas nativistas entoadas pelo gaiteiro Américo Bavaresco.

Aquelas que compõem as turmas do 1º Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, comemoraram a data festiva com mateada, confecção de gaitas a partir de materiais alternativos e um Fandango. Já os educandos do 2º Ano, além de vestirem algum adereço que representasse a cultura gaúcha, expressaram seu orgulho em ter nascido no Rio Grande do Sul por meio de poemas, músicas e desenhos.

Semana Farroupilha - 3º AnoAs apresentações artísticas também foram protagonizadas pelos estudantes do 3º Ano, que, durante a Live Gaudéria, realizada na sexta-feira (18), emprestaram seus talentos em homenagem à Semana Farroupilha. Da mesma forma, o Momento Gaúcho, do qual participaram as turmas do 4º Ano, oportunizou que o 20 de setembro fosse celebrado com música, dança e comidas típicas.

Os educandos do 5º Ano, por fim, aprofundaram saberes sobre a cultura sul-rio-grandense a partir da análise de alguns de seus símbolos, como a erva-mate, o cavalo crioulo, a gaita e a marcela. A atividade multidisciplinar, que contemplou, igualmente, o estudo das crenças do Estado e da Revolução Farroupilha, encerrou com uma mateada virtual.

Confira a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>