Educandos Notre Dame mobilizados em prol da campanha Maio Amarelo
23 de maio de 2019 Notícias, Portal ,
destaque site

Engajado no Dia da Mobilização pelo Trânsito Seguro – Passo Fundo em Defesa da Vida, o Colégio Notre Dame realizou, na quarta-feira (22), uma série de atividades alusivas ao Maio Amarelo: um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.

Colégio Notre Dame - Maio AmareloA fim de incentivar os educandos a refletirem criticamente sobre o tema, promovendo, assim, uma mudança de comportamento em prol da preservação da vida, a instituição de ensino, por exemplo, apresentou estatísticas sobre a violência no trânsito aos estudantes matriculados do 5º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Eles também foram convidados a personalizar um cartão, no qual está impresso o mote da campanha – “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, com o intuito de que o depositem no painel do veículo familiar, como lembrança acerca da importância de manter, como condutor ou passageiro, uma postura preventiva.

Os dados acerca da violência também foram tema de pesquisa, realizada, ao longo das últimas semanas, pelos estudantes do Ensino Médio. Eles buscaram, em jornais, o material com que elaboraram os cartazes informativos que, disponibilizados à comunidade educativa, pretendem destacar a importância de respeitar as leis de trânsito.

Maio Amarelo - IntegralCom o mesmo propósito, as crianças matriculadas no Integral Notre Dame receberam o agente de trânsito Romário Rocha, que as orientou sobre as principais infrações cometidas pelos condutores de veículos e presenteou-as com um bloquinho, para que repreendam os familiares, caso esses não apresentem a conduta correta enquanto dirigem. O convidado, ainda, possibilitou que os educandos conhecessem o interior de uma viatura da Fiscalização de Trânsito e o funcionamento do teste do etilômetro – aparelho que mede a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea do motorista, a fim de identificar se houve consumo de bebidas alcoólicas.

Colégio Notre Dame - Maio Amarelo (32)Os educandos do 1º Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, debateram sobre comportamentos preventivos, como o uso do cinto de segurança e o respeito ao semáforo e à faixa de pedestres, antes de colorir um cartão alusivo à campanha – que deverá ser depositado no painel do veículo familiar, a fim de lembrar condutor e passageiros sobre as atitudes recomendáveis. No segmento seguinte, as crianças partilharam dicas sobre como prevenir acidentes. Já os estudantes do 3º Ano foram orientados por um bombeiro civil sobre como proceder para evitar riscos e prestaram homenagem às vítimas da violência no trânsito. Por fim, os do 4º Ano assistiram a um vídeo educativo e confeccionaram material informativo.

Colégio Notre Dame - Maio AmareloA conscientização para um trânsito mais seguro, propósito com o qual é realizada a campanha Maio Amarelo, também norteou atividades voltadas às crianças matriculadas na Educação Infantil. Desenvolvidas na quarta-feira (22), elas incluíram brincadeiras, por meio das quais os educandos puderam exercitar atitudes capazes de garantir a boa convivência entre pedestres, ciclistas e condutores. Para isso, as turmas do Maternal utilizaram o Tapete Paz no Trânsito e as do Junior, a Pista da Criançada. No Nível I, foi exibido o filme “Trânsito Seguro”, enquanto, no Nível II, as crianças compreendiam o que se configura como infração. Já as matriculadas no Nível III fixavam saberes sobre as leis de trânsito e a sinalização viária, por meio dos jogos de Bingo e de Memória.

Confira a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>