Educandos Notre Dame celebram a cultura gaúcha
23 de setembro de 2021 Notícias, Portal , ,

Durante a Semana Farroupilha, o uniforme escolar deu lugar às vestimentas típicas do peão e da prenda. Afinal, os educandos do Colégio Notre Dame foram convidados a demonstrar os sentimentos nutridos pelo Rio Grande do Sul.

Educação Infantil
À abertura dos festejos, por exemplo, os versos que enaltecem o orgulho em ser gaúcho ecoaram pelo pátio escolar, pois as crianças matriculadas na Educação Infantil uniram suas vozes para entoar o Hino Rio-grandense. Ainda na segunda-feira (13), aquelas que compõem as turmas da Pré-escola II aprofundaram saberes sobre símbolos do seu povo, tais como a bombacha, o churrasco e o chimarrão, a partir de um jogo de verdadeiro ou falso.

A programação também teve como palco a Cozinha Experimental da instituição de ensino. Afinal, oficinas culinárias oportunizaram o reconhecimento de ingredientes tradicionais, bem como de pratos típicos do estado. Na terça-feira (14), por exemplo, foram os educandos do Maternal III que frequentaram o espaço pedagógico, acompanhando o preparo do arroz carreteiro.

No dia seguinte, por sua vez, o ambiente foi visitado pelas crianças que compõem as turmas da Pré-escola I, possibilitando que elas se surpreendessem com a versatilidade da erva-mate. Oportunizando o exercício de noções matemáticas, como a de contagem e de representação numérica, além do aprimoramento da percepção gustativa, olfativa, tátil e visual, ela foi misturada às substâncias que dariam origem a um bolo.

Já na quinta-feira (16), a projeção visual dos símbolos da cultura gaúcha possibilitou que os educandos matriculados no Maternal II se sentissem impelidos a identificar as representações físicas da Bandeira Rio-grandense, do Cavalo Crioulo, da ave quero-quero, da erva-mate, da cuia de chimarrão e do churrasco, além das vestimentas típicas. Desse modo, a atividade permitiu que eles compreendessem a importância do sentido de identidade, valorizando suas raízes e despertando, de forma lúdica e prazerosa, o gosto pela tradição gaúcha.

No encerramento da programação alusiva à Semana Farroupilha, então, as crianças matriculadas no Maternal e na Pré-escola prestigiaram uma apresentação de música tradicionalista.

• Confira a galeria de fotos:

Ensino Fundamental I
Nos dias letivos que precederam a celebração do Dia do Gaúcho – comemorado em 20 de setembro -, as crianças matriculadas no 1º Ano participaram de uma oficina de lendas e empregaram suas habilidades artísticas para registrar os símbolos gaúchos. Além disso, emprestaram suas vozes para declamar poemas que enaltecem a cultura do Rio Grande do Sul.

Os educandos matriculados do 2º ao 4º Ano, por sua vez, participaram de uma conversa virtual com o comerciante Luciano Gradaschi, a fim de conhecer como se dá o processo de fabricação dos calçados que compõem a indumentária gaúcha.

Posteriormente, em consonância com os estudos realizados acerca do processo de povoamento do Rio Grande do Sul, aqueles que compõem as turmas do 4º Ano assistiram a uma palestra ministrada pelo educador de História e coordenador educacional do Colégio Notre Dame, Maurício Paim. Por meio do diálogo, eles puderam aprofundar saberes sobre os acontecimentos que marcaram a construção e o desenvolvimento do estado.

Na quinta-feira (16), por sua vez, os estudantes empreenderam estudos sobre a erva-mate. Depois de descobrirem a que remonta o costume de utilizá-la, conhecendo os hábitos dos povos originários desta região do Brasil, os educandos participaram de uma oficina de chimarrão – bebida que, característica do sul-rio-grandense, tem nas folhas e galhos da planta medicinal o seu principal ingrediente.

Realizada na Cozinha Experimental do Colégio Notre Dame e coordenada pela auxiliar da Biblioteca Infantil do educandário, Elisangela Schleder, a atividade prática também oportunizou que eles construíssem saberes sobre as propriedades da erva-mate, bem como os benefícios do seu consumo.

Ainda durante a programação festiva, todas as turmas foram convidadas a descobrir curiosidades históricas do estado ao visitar o Galpão instalado nas dependências escolares. O local também sediou um momento de confraternização entre os estudantes matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental.

• Confira a galeria de fotos:

Integral Notre Dame
As crianças matriculadas na atividade extracurricular oferecida em turno inverso ao ensino regular festejaram a Semana Farroupilha com um café de chaleira. Mais que se deliciarem com o costume cultuado pelos gaúchos, elas divertiram-se ao utilizar trajes típicos e dançar músicas tradicionalistas. A programação possibilitou, igualmente, que elas participassem de uma oficina culinária, na qual o arroz carreteiro foi o prato preparado.