“Desafio das Escolhas” promove ciclo de palestras para os estudantes de Ensino Médio
19 de abril de 2017 Notícias, Portal
DSC_9812

Projeto desenvolvido no Colégio Notre Dame busca, dessa forma, auxiliá-los na escolha profissional

Na tarde de quarta-feira (12), os estudantes matriculados no Ensino Médio do Colégio Notre Dame participaram de um encontro com profissionais das áreas de Administração e Educação Física. Promovido para que eles possam conhecer as carreiras, as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, a rotina e os desafios da profissão, além das habilidades e aptidões esperadas do profissional, ele marcou o início do ciclo de palestras do projeto “Desafio das Escolhas”.

Notre-Dame (1)O doutorando em Administração e docente da IMED, Eduardo Rech, falou aos adolescentes sobre as possíveis áreas de atuação de um administrador, enaltecendo que é preciso estar ciente de que, para obter reconhecimento, é necessário estar atualizado e disposto a desafiar-se e a buscar novas oportunidades, a cada dia. “É isso que diferencia os profissionais”, afirmou.

Já, o educador da Universidade e Passo Fundo e Secretário Municipal de Esportes, Gilberto Bellaver, conversou com os educandos sobre as possibilidades de trabalho de um profissional graduado em Educação Física. Giba, que também é técnico das equipes de voleibol Notre Dame e BSBios/UPF, destacou que os estudantes devem optar por uma área do conhecimento com a qual tenham afinidade, pois, para atingir uma posição de destaque na carreira escolhida, o aperfeiçoamento deve ser contínuo. “Isso é favorecido pela satisfação em estudar”, concluiu.

Outros ciclos de conversas com profissionais serão promovidos pela instituição de ensino, ainda em 2017. A escolha pelos convidados será feita a partir de levantamento prévio, realizado pela psicopedagogia escolar, Notre-Dame (2)sobre as carreiras que mais interessam os educandos de todas as séries do Ensino Médio.

Sobre o “Desafio das Escolhas”:

O projeto objetiva auxiliar os adolescentes a tomar decisões conscientes, baseadas em informações claras e em seu perfil psicológico. Por isso, além dos ciclos, são aplicados testes vocacionais que analisam seus os interesses e aptidões. Os estudantes que estão prestes a terminar o Ensino Básico, ainda, recebem suporte psicológico do Colégio Notre Dame, para que enfrentem o momento decisivo com tranquilidade. As suas famílias também são orientadas, por meio de palestras e reuniões com a psicopedagogia, sobre como agir frente às instabilidades emocionais naturais dessa fase e sobre como prestar auxílio e apoio aos jovens. Visitas a instituições de Ensino Superior e participação em eventos voltados aos processos seletivos de diferentes faculdades e universidades são outras das atividades organizadas pelo “Desafio das Escolhas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>