“Desafio das Escolhas” promove ciclo de conversas sobre profissões
22 de abril de 2015 Notícias, Portal
destacada

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Notre Dame tiram suas dúvidas sobre áreas de atuação com profissionais

Desafio das Escolhas (1)
Lucinara Angra, publicitária

A fim de proporcionar um encontro dos estudantes com as percepções de profissionais atuantes em Publicidade e Propaganda, Direito, Medicina e Jornalismo, o Colégio Notre Dame realizou, no sábado (18), o primeiro ciclo de conversas, de 2015, do Projeto Desafio das Escolhas. Realizados na própria instituição de ensino, os bate-papos oportunizaram aos educandos, matriculados nas três séries do Ensino Médio, conhecer as possíveis áreas de atuação, as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, a rotina e os desafios, além das habilidades e aptidões esperadas em cada uma das profissões.

Desafio das Escolhas (2)
Leonardo Barbosa, advogado

Com cerca de quarenta minutos de duração, em cada momento um dos profissionais convidados se reuniu com estudantes interessados na carreira.

Apesar da formação e das experiências profissionais distintas, os convidados aconselharam que a tomada de decisão seja feita considerando-se os gostos pessoais de cada educando. Assim, com paixão, segundo eles, o cotidiano profissional se torna prazeroso e dotado de significado pessoal. Além disso, eles apontaram características essenciais a um profissional da sua área.

Desafio das Escolhas (3)
Fabiana Piovesan, médica nefrologista

A publicitária Lucinara Angra destacou a capacidade de adaptar-se à ausência de uma rotina pré-definida e a curiosidade sobre os diversos mercados, produtos e serviços, aliadas, claro, à criatividade. Já, para Leonardo Barbosa, a advocacia, por se configurar como um mercado de trabalho competitivo, demanda que o profissional busque, constantemente, diferenciais, além de profundo conhecimento legal. De acordo com Fabiana Piovesan, dedicar-se à medicina demanda humanismo e estudos intensos e ininterruptos, com objetivos altruístas. Afinal, muito mais que uma profissão, destacou a convidada, trata-se de uma vocação, na qual a satisfação em poder auxiliar o outro é maior que o retorno financeiro.  A jornalista Afani Baruffi salientou o inconformismo como a força motriz desse profissional e a capacidade de enxergar além do superficial, de manter-se curioso e em busca do bem comum, sendo um mediador que dá voz aos mais diversos atores sociais.

Desafio das Escolhas (4)
Afani Baruffi, jornalista

Outros ciclos de conversas com profissionais serão promovidos pela instituição, ainda em 2015. Em cada um deles, novos profissionais são convidados para o encontro com os estudantes. A escolha pelos convidados se dá a partir de levantamento prévio realizado pela psicopedagogia escolar sobre as carreiras que mais interessam os educandos do Ensino Médio.

O Projeto Desafio das Escolhas objetiva auxiliá-los a tomar decisões conscientes, baseadas em informações claras e em seu perfil psicológico. Por isso, além dos ciclos, são aplicados testes vocacionais que analisam seus os interesses e aptidões. Os estudantes que estão prestes a terminar o ensino básico ainda recebem suporte psicológico do Colégio Notre Dame para que enfrentem o momento decisivo com tranquilidade. As suas famílias são orientadas, através de palestras e reuniões com a psicopedagogia, sobre como agir frente às instabilidades emocionais naturais dessa fase e sobre como prestar auxílio e apoio aos adolescentes. Visitas a instituições de ensino superior e participação em eventos voltados ao seu ingresso são outras das atividades organizadas pelo Projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>